Controle dos riscos associados à Legionella em sistemas de água gelada

A Legionella é uma bactéria que se reproduz em água doce não tratada de forma adequada, que causa doenças do trato respiratório, podem inclusive levar à morte. A doença foi identificada pela primeira vez em 1976 na Filadélfia, onde aproximadamente 20 participantes faleceram e 202 contraíram uma pneumonia grave. Posteriormente foi constatado que o agente causador da doença havia se desenvolvido nos dutos do sistema de climatização do hotel onde ocorreu a convenção.

Muito comumente se associa a bactéria ao Ar Condicionado, havendo confusão sobre se a mesma se reproduz no ar, o que não é verdadeiro, ela se reproduz na água. Assim, apesar dos riscos não estarem exclusivamente associados ao Ar Condicionado, é importante que nas etapas de projeto, instalação e manutenção dos Sistemas sejam adotadas medidas preventivas para evitar a proliferação e disseminação da bactéria. Em Sistemas de HVAC, os maiores riscos são relacionados aos Sistemas de Água Gelada, especialmente às Torres de Resfriamento.

Algumas medidas devem ser tomadas para mitigar os riscos associados:

  • Estabelecer estações de tratamento da água da Torre de Resfriamento;
  • Tratamento e monitoramento periódico da água do Sistemas;
  • Estabelecer e seguir o PMOC;
  • Manutenção especializada e periódica nos dutos e demais componentes dos Sistemas;
  • Renovação de ar (mecânica e/ou natural) adequada em ambientes ocupados;
  • Uso de filtros com alta capacidade de filtragem do ar;
  • Monitoramento periódico da qualidade do ar interno conduzido por empresa especializada.

No Brasil, em 1998, após a morte do ministro das comunicações Sérgio Motta por infecção pulmonar contraída pela contaminação da bactéria Legionella, diversas medidas passaram a ser adotadas buscando preservar a qualidade do ar interno, com destaque para o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), que estabelece os procedimentos e periodicidade com que se deve verificar a qualidade e o estado de limpeza e conservação dos sistemas de climatização. Com a chamada “Lei do PMOC”, de forma geral, estabeleceu-se a “cultura” e prática de em edificações públicas e privadas de uso comum (escritórios, shoppings, hospitais, entre outros)  conduzir a manutenção preventiva dos sistemas de HVAC.

As empresas SMACNA são parceiros de seus cliente na qualidade do ar interno, orientando seus clientes em todas as etapas relacionadas sobre as medidas a serem tomadas para preservar a saúde dos ocupantes.