Comissionamento

Baseado nos Guidelines ASHRAE-The Commissioning Process e 1.1-HVAC&R Technical Requirements for The Commissioning Process, o Comissionamento consiste em ser um “processo de gestão da qualidade para a melhoria das entregas, desde a concepção, até a operação da instalação. O processo concentra-se em verificar e documentar que a instalação e todos os seus sistemas e montagens são planejados, projetados, instalados, ensaiados, operados e mantidos para atender aos requisitos do proprietário”.

Assim, o Comissionamento implica em uma investigação cuidadosa de todo o sistema de HVAC-R instalado, com o objetivo de apresentar uma análise detalhada do rendimento e especificações do sistema de climatização, exaustão, refrigeração, pressurização de escada e renovação de ar, além de verificar se a instalação está conforme projeto e se atende corretamente as especificações de vazão, pressão e temperatura.

O Comissionamento deve ocorrer antes, durante e ao final da instalação. A etapa prévia é fundamental, quando o projeto é alinhado entre a empresa instaladora, o projetista, o responsável pelo Comissionamento e o cliente final. Nesta etapa, que inicia desde a concepção do projeto, a empresa responsável pelo serviço deve apresentar um check-list de verificações a serem feitas. O tempo da etapa intermediária deve variar conforme o tamanho e complexidade da obra. Nesta etapa, a empresa responsável deve fazer visitas in loco acompanhando o avanço das instalações e, após cada visita, apresentar um relatório de conformidades e inconformidades que devem ser adequadas para garantir a qualidade da instalação.

Conforme a instalação é concretizada, chegamos na etapa final do Comissionamento – em obras maiores, as etapas do serviço podem acontecer em diferentes estágios, a depender do avanço da instalação em cada setor, ou seja, em um setor da obra o Comissionamento pode estar na etapa final, enquanto em outro, está na etapa intermediária -, que consiste em fazer medições para garantir que variáveis como a vazão, pressão e temperatura estejam em conformidade com o projeto.

Para a última etapa, é importante que a empresa que conduz o Comissionamento disponha de ferramentas de alta eficiência que estejam calibradas em conformidade com as normas vigentes e que saiba operá-las. Para cada tipo de sistema instalado, ferramentas específicas são necessárias.

Após as visitas e medições, na etapa final, assim como nas anteriores, deve ser entregue um relatório de conformidades e inconformidades a serem adequadas. Considerando que os relatórios gerados pela equipe de Comissionamento são parte do acervo técnico da obra, é importante que todos esses relatórios, em todas as etapas, conservem o histórico relacionado, sempre preservando as informações anteriores e agregando novos dados. Além disso, os relatórios devem ser escritos em linguagem técnica, porém, de possível entendimento para todos os interessados (instalador, projetista, cliente final, entre outros) e o uso de fotos também é importante para o registro. Ao final do processo de Comissionamento, deve ser entregue um relatório conclusivo e uma planilha com os valores encontrados nas medições feitas em todas partes do sistema de HVAC-R.

Destaca-se que o Comissionamento é fundamental para o sucesso do sistema, pois agrega todas as partes envolvidas, ao estabelecer um relacionamento de apoio objetivando exclusivamente o sucesso e qualidade da instalação.

A SMACNA é referência mundial neste assunto e dispõe de uma das principais diretrizes para os processos de Comissionamento de sistemas de HVAC-R, o HVAC Systems Commissioning Manual disponível em inglês no site http://smacna.org.

Smacna Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.