Sistemas de ar condicionado: princípio básico de refrigeração

Artigo 2: Expansão Direta vs Expansão Indireta

Seguindo a série de artigos sobre os tipos de sistemas de ar condicionado, esta semana apresentamos um conceito fundamental sobre os sistemas de ar condicionado:

  • Expansão Direta vs Expansão Indireta

Conforme explicado no artigo anterior desta série, a grande maioria dos sistemas de ar condicionado compartilham do mesmo princípio básico de funcionamento, com o uso de fluido refrigerante que realiza a expansão para alcançar temperaturas mais baixas conforme a necessidade de cada uso.

A diferença entre os tipos de sistemas ocorre na maneira como este “frio” é distribuído.

No ciclo básico de refrigeração temos os quatro componentes principais, que são:

  • Compressor
  • Condensador
  • Dispositivo de Expansão
  • Evaporador

Se em uma determinada instalação o evaporador fica dentro do ambiente climatizado, captando o ar interno e trocando calor com o fluido que percorre todos os componentes do ciclo de refrigeração, o sistema é chamado de expansão direta, pois é o próprio fluido que diretamente troca calor com o meio a ser refrigerado.

Os principais exemplos deste sistema são:

  • Ar Condicionado Janela (ACJ);
  • Split;
  • VRV/VRF;
  • Splitões;
  • Rooftops;
  • Geladeiras Domésticas;
  • Ar Condicionado Veicular

Que representam a maior parcela das instalações de pequeno e médio porte de refrigeração e ar condicionado.

Ar condicionado Split – Exemplo importante de expansão direta

Nem sempre é viável realizar a distribuição do sistema de refrigeração diretamente com o fluido refrigerante para todos os espaços. Sistemas de grande porte ou que exigem grandes distâncias a serem percorridas pela tubulação acabam limitando a aplicação da expansão direta. Outro fator é quantidade de fluido refrigerante utilizada que aumenta proporcionalmente em função do comprimento da tubulação e o risco e custos de possíveis vazamentos.

Para contornar estes fatores, um conceito fundamental é utilizado: a Expansão Indireta.

Neste formato de sistema, o fluido refrigerante troca calor com um fluido secundário, e é este fluido que percorre pela instalação alcançando todos os ambientes, climatizando assim de maneira “indireta”. Em geral, na grande maioria das obras, utiliza-se água, por ser de baixo custo e fácil acesso e ter ótimas propriedades de transmissão de calor.

Chiller – Exemplo de expansão indireta

Outros fluidos secundários são também largamente utilizados em sistemas de processos mais específicos, como a amônia e o CO2, principalmente para temperaturas baixas, como resfriados e congelados.

O equipamento conhecido como Water Chiller, ou em português, resfriador de líquidos, representa o principal exemplo de componente em sistemas de expansão indireta. Existem diversos tipos de Chillers para as mais diversas aplicações e que podem alcançar níveis de eficiência energética extremamente arrojados.

Nos próximos artigos desta série, apresentaremos os diferentes tipos de Chillers e as principais diferenças entre os conceitos mais utilizados.

A SMACNA é referência internacional em diretrizes para instalações de climatização de expansão direta ou indireta. As empresas associadas no Brasil estão preparadas para auxiliar no desenvolvimento das instalações e na aplicação destes sistemas.

Autor: Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa