Serpentina de microcanais: tecnologia avançada

A tecnologia de microchannel (microcanais) foi introduzida como uma opção viável  para trocadores de calor no final da década de 1980, quando a indústria automobilística, em periodo de transição dofluído refrigerante utilizado no sistema de ar condicionado, de CFC-12 para HFC-134a, um fluído mais sustentável. Com esta mudança, surgiu a necessidade de novas tecnologias, uma vez que as propriedades térmicas e físicas do novo fluído não erameram compativeis com tubo de Cobre e Alumínio. A combinação HFC-134a e condensadores do sistema de ar condicionado resultou em desempenhoinsuficiente nos trocadores de calor.

Com isso, a indústria necessitou de um novo condensador com propriedades de transferência de calor igual ou melhor do que as unidadescom tubo de Cobre e Aluminio. Então apresentou-se uma nova solução, aplicando serpentinas com microcanais soldadasem alumínio.Com seu desempenho e confiabilidade comprovadas, a tecnologia de microcanais passou a ser amplamente utilizada pelo setor de HVAC-R.

Trocadores de  microcanais  têm diversas aplicações, podendo ser utilizados em Chillers, AC residencial e rooftops, entre outros, e têm um design de engenharia simples, todo em alumínio, que não é apenas leve, mas também evita a corrosão galvânica. Os tubos transportadores de refrigerante são formados para otimizar a transferência de calor, permitindo a produção de soluções de resfriamento mais compactas, mas igualmente eficazes. O design inteligente da aleta com veneziana maximiza o contato da superfície, reduzindo a perda de pressão do lado do ar, melhorando a eficiência e reduzindo os níveis de ruído.

O trocador de microcanais é construído com três componentes principais:

  • Tubos de alumínio para fluxo paralelo,
  • Aletas de alumínio,
  • Distribuidores de aluminio

A tecnologia de microcanais também tem se mostrado mais eficiente com novos fluídos refrigerantes, o que colabora na consolidação desta tecnologia.

Ao longo do tempo, a tecnologia de Microcanais têm evoluído, buscando melhorar a eficiência do sistema, especialmente considerando a geometria das aletas. Os tubos planos nos condensadores de microcanais reduzem o arrasto aerodinâmico, o que diminui a perda de carga do sistema, aumentendo a eficiência e reduzindo o consumo de energia.

A transferência de calor do lado do fluído refrigerante ocorre na interface entre o fluído e a superfície interna do microcanal. Para aumentar a área de contato e melhorar a performance da transferencia de calor, a geometria do tubo de cobre interno evoluiu ao longo dos anos, a partir de liso para estriado e posteriormente para ranhurado.

Além disso, condensadores convencionais cobre e aluminio estão mais predispostos a corrosão galvânica pela própria natureza da sua construção, resultando na perda de aletas de alumínio de forma acelerada. Com isso, condensadores de microcanais são particularmente desejáveis ​​em aplicações maritimas ou costa litorâneas onde condensadores tradicionais podem corroer a ponto de falha em apenas poucos anos.

A maior dificuldade da tecnologia microcanais é a manutenção, sendo que quando há vazamento se faz impossível o conserto, sendo necessária a substituição da serpentina. A limpeza também é dificil, e com a sujeiera, detritos e encrustações, a eficiêencia do trocador fica prejudicada.

Autores: Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa

Contribuição Técnica: Daikin, Danfos e JCH