Soluções em ar condicionado para museus e preservação de acervo

Em museus, um dos maiores desafios é a preservação adequada de seus acervos (obras de arte, documentos, indumentárias, filmes, livros, fotos, entre outros), já que com a ação do tempo esses itens tendem à degradação. Considerando que a preservação de patrimônio cultural e histórico é fundamental, a disciplina de Ar Condicionado é extremamente relevante, pois pode promover com segurança  o controle de temperatura, umidade e a renovação de ar adequadospara o prolongamento  da vida útil destes artefatos .

A vida útil de um acervo único no mundo pode depender da estabilidade e robustez do sistema de climatização, porém o consumo de energia depende de como o sistema irá proporcionar os  controles de temperatura, umidade e renovação de ar necessários, além dos procedimentos e protocolos de preservação existentes, podendo ampliar ou reduzir o impacto dos riscos associados.

A temperatura e umidade podem interferir especialmente nas seguintes ações:

  • A temperatura eleva aumenta as taxas de degradação do acervo;
  • Cada tipo de material possui um nível específico de teor de umidade relacionada com a máxima estabilidade química, física ou biológica;
  • Níveis elevados de umidade relativa aceleram o desenvolvimentode mofos, fungos e bactérias;
  • Variações de temperatura e umidade relativa são altamente indesejadas.

Assim, é fundamental ter profissionais especializados para aelaboração de Projetos, Instalações e Manutenção destes sistemas de climatização; Embora estejam disponíveis muitos guias e recomendações, as soluções normalmente são muito especificas, dadas as características de cada local e acervo, fazendo com que as decisões para a climatização sejam adotadas em cada caso, especialmente considerando a determinação de faixas de temperatura e umidade relativa de controle, considerando a operabilidade e também o custo de aquisição e eficiência energética do sistema a ser utilizado.

A estabilidade das condições é tão importante que normalmente são implementados equipamentos reserva e acionamento com geradores para garantia do beneficiamento ininterrupto 24 horas por dia. A falha crítica do controle de temperatura e umidade por algumas horas por ano pode reduzir drasticamente a vida útil doacervo. Assim, deverá ser realizada manutenção preventiva periódica com qualidade para evitar a degradação dos sistemas de controle de temperatura e umidade.

Empresas parceiras da SMACNA estão sempre disponíveis para encontrar as melhores soluções para cada um de seus clientes e parceiros, adotando as melhores práticas de Engenharia e seguindo as diretrizes ABNT, ANVISA, ASHRAE, SMACNA e demais Organizações de referência para o setor.

Autor: Eng. Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa

Smacna Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.