IoT – Internet das Coisas para engenharia, festão de facilities e BMS

A Internet das Coisas (IoT) é a possibilidade de incorporar sensores, softwares e outras tecnologias acomponentes ou dispositivoscom o objetivo de conectar e trocar dados com outros equipamentos e sistemas, permitindo uma integração automática entre eles. O futuro da IoT é promissor, pois as aplicações trazem conforto e praticidade para os usuários, a otimização de processos complexos e eficiência energética.

Para as áreas de Engenharia e Gestão de Facilities, especialmente para Sistemas BMS (Building Management System – Sistema de Gerenciamento Predial), aIoTpode ser aplicada emtrês funções básicas:

Controle – os algoritmos examinam entradas como dados de sensor e ocupação para determinar como modular ou ligar e desligarválvulas, ventiladores e os demais componentes dos sistemas.

Monitoramento – permite visualizar entradas, saídas e alarmes de diagnóstico em tempo real ou através de registros históricos para verificar o controle e comportamento dos sistemas.

Configuração– é o processo que realiza a alteração dos ajustes e modifica a maneira como os algoritmos são aplicados e em quais pontos são realizados.

Há uma quarta função, Análise e Otimização, que possibilita a análise de padrões e tendências nos dados com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e eficiência energética, em função dos comportamentos dos usuários e uso dos espaços e dos sistemas.

AIoTtem potencial de melhorar todas as funções acima relacionadas e, consequentemente, favorecer a gestão dos sistemas, diminuindo desperdícios de recursos e energia, favorecendo a operação e tornando-a mais eficiente. Apesar do monitoramento de sistemasser possível há muitas décadas, aIoT aumentou a velocidade, confiabilidade e acessibilidade, além de permitir a integração com outros sistemas, inclusive analisados ​​por algoritmos e inteligência artificial.

Os atuais conceitos de acompanhamento com visitas presenciais para manutenção preventiva deverão sofrermudanças  com o avanço desta tecnologia , que permite receber e analisar dados a distância com maior volume e precisão, eliminando os custos de deslocamento e melhorando a qualidade das ações e intervenções.

IoT e o Controle das Instalações de HVAC

Para sistemas de Ar Condicionado, o futuro daIoT também é muito promissor e deve ser considerado cada vez mais em projetos e instalações de HVAC. Alguns fabricantes já têm disponibilizado equipamentos com sensores e automações que geram resultados que podem auxiliar as equipes de operação e manutenção para a tomada de decisão, como relatórios de performance e listas de possíveis ações para solucionar eventuais defeitos. 

O objetivo é que aIoT seja incorporada por todas as disciplinas e de forma cada vez mais orgânica, e não individualizada nos equipamentos, possibilitando a integração dos sistemas das edificações, o que possibilita maior eficácia na gestão, oportunidades de eficiência e energética, diagnósticos mais assertivos e rapidez na solução de problemas ou defeitos.

Para o HVAC especificamente, essa tecnologia também pode contribuir na qualidade do ar interno, assunto cada vez mais relevante.É possível monitorar remotamente e gerar alarmes em tempo real para qualquer alteração que coloque em risco a qualidade do ar interior, inclusive adequando o sistema para que atenda às necessidades da operação, preservando a qualidade do ar.

O caminho a ser trilhado para o desenvolvimento do IoT ainda é longo, mas importantes avanços têm sido feitos.

O envolvimento do especialista de Ar Condicionado em conjunto com outras modalidades é fundamental no momento implementação do sistema e posteriormente nas tomadas de decisões decorrentes as análises dos dados obtidos. Um desafio que deve ser considerado é o treinamento adequado das equipes envolvidas para quesejam viabilizados os melhores resultados possíveis na gestão e operação dos sistemas.

Comitê de Artigos Técnicos SMACNA Brasil

Smacna Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.