A crise hídrica e o sistemas de HVAC – Parte 2

Frente aos riscos de Crise Hídrica, foi lançado um novo patamar de bandeira tarifária para as contas de luz de todo o país. A “bandeira tarifária escassez hídrica” deve entrar em vigor nesta quarta-feira (1º) e adicionar R$ 14,20 às faturas para cada 100 kW/h consumidos. Considerando que Sistemas de Ar Condicionado podem chegar a consumir de 30% a 80% da demanda energética, é fundamental identificar oportunidades de eficiência energética. No artigo dessa semana vamos abordar alternativas para instalações já existentes.

Como primeira ação a ser tomada a recomendação é chamar um profissional ou equipe especialista em HVAC para analisar as instalações existentes como um todo para identificar oportunidades de eficiência energética e evitar o desperdício de recursos. Frente a isso, as ações futuras a serem tomadas podem ser separadas conforme o prazo (curto (imediato), médio (60 a 90 dias) e longo prazo (de 120 a 180 dias)):

Curto Prazo: Análise da lógicade automação e set points dos sistemas – é importante analisar em profundidade o comportamento de uso dos Sistemas de HVAC e frente a isso identificar oportunidades de eficiência energética, repensando a lógica de automação e set points relacionados. Essa é uma medida razoavelmente simples e que pode trazer resultados relevantes.

Médio Prazo: Substituição de Componentes dos Sistemas – a substituição de alguns componentes por outros mais modernos, como a instalação de válvulas inteligentes, sistemas de bombeamentos mais eficientes, instalação de variadores de frequência, também resultam em maior eficiência energética.

Longo Prazo:Substituição de equipamentos por outros mais eficientes – especialmente em Sistemas mais antigos, pode ser recomendada a substituição total dos equipamentos, por outros mais modernos e que consomem menos energia.

Além disso, preservar a manutenção adequada dos Sistemas, estabelecendo parceria com empresas mantenedoras de referência contribui diretamente na performance dos Sistemas e consequentemente na eficiência deles.

As oportunidades de eficiência energética em Sistemas de Ar-Condicionado já existentes são várias, e devem levar em consideração o “payback”, os prazos de implementação, as necessidades de cada operação, a segurança e a manutenção futura, sempre considerando as individualidades de cada caso.

A eficiência energética é resultado de toda uma cadeia operando com qualidade, que envolve projetistas, instaladores, empresas mantenedoras, gestores de facilities e usuários, resultando em melhor performance e segurança na operação, maior aproveitamento dos recursos, diminuição de custos, qualidade de vida aos usuários e consequentemente redução da demanda energética.

Conte sempre com empresas vinculadas a SMACNA como parceiros na manutenção de Sistemas de HVAC e na identificação de oportunidades de eficiência energética.