A crise hídrica e os sistemas de HVAC – Parte 3

Sistemas de Expansão Direta

Como consequência da crise hídrica no país, a energia elétrica está mais cara e, por isso, muitos têm buscado maior eficiência energética, reduzindo assim o consumo de energia. Como já colocado em artigos anteriores, Sistemas de Ar-Condicionado podem representar de 30 a 80% da demanda energética da edificação. No artigo dessa semana vamos abordar alternativas para instalações de HVAC com equipamentos do tipo expansão direta (splits, multi-splits, VRV/VRF, Splitão e Self-Containeds).

Sistemas de Climatização do tipo expansão direta são os mais comuns no Brasil, com maior incidência em residências e em edificações comerciais, mas também utilizados para controle de temperatura de processos industriais.

Em Sistemas desse tipo, algumas são as oportunidades de eficiência energética, sendo as principais a seguir relacionadas:

  • é uma das maiores oportunidades de eficiência energética em Sistemas de HVAC do tipo expansão direta, e consiste em medir a pressão da linha de baixa pressão, converter a pressão em temperatura utilizando uma régua de cálculo de fluído, e por fim medir com termômetro a temperatura da tubulação na sucção do compressor. Após ambas as medições, deve-se comparar a diferença de temperaturas, quanto menor o superaquecimento, mais eficiente o Sistema.

Destaca-se que o superaquecimento não pode ser tão baixo, pois pode causar defeitos nossistemas e assim é importante definir a melhor relação em função de cada caso.

As válvulas de expansão eletrônicas são cada vez mais acessíveis e mantém de forma automática o ponto ótimo de superaquecimento, podendo a substituição por válvulas desse tipo ser uma interessante oportunidade para melhores resultados de eficiência energética;

  • Em sistemas que utilizam torres de resfriamento com Self’s ou Condensadores a ar, quanto maior o sub-resfriamento, melhor, aproveitando ao máximo as capacidades de condensação.

Importante lembrar que sistemas de Expansão Direta não operam e renovação de ar dos ambientes, sendo necessário implementar sistemas independentes ou complementares para isso.

Destaca-se mais uma vez que a eficiência energética é resultado de toda a cadeia operando com qualidade em todas as etapas (projeto, instalação e manutenção). Conte sempre com empresas vinculadas a SMACNA para alcançar os melhores resultados de eficiência energética, qualidade e segurança na operação dos Sistemas de HVAC.