A presença do HVAC na evolução do agronegócio

O agronegócio é um dos setores econômicos com maior crescimento ao longo das últimas décadas no Brasil.  Diversas soluções e tecnologias têm sido desenvolvidas para trazer maior confiabilidade, eficiência às operações e qualidade nos produtos ofertadoscomo menor uso de agrotóxicos ou fertilizantes nos plantios agrícolas e o bem-estar animal na pecuária. Também há a necessidade de atendimento aos requisitos impostos por compradores internacionais, normas e diretrizes vigentes, e até mesmo frente às demandas de consumidores cada vez mais conscientes e atentos à qualidade daquilo que consomem.

O setor de HVAC tem sido um relevante parceiro para o desenvolvimento das atividades agrícolas e pecuárias, com o desenvolvimento de tecnologias e soluções que trazem maior produtividade e receitas para o setor, com o aumento de qualidade, segurança e eficiência para as operações, como o bem-estar animal, maior capacidade reprodutiva e de plantio, além de menor perda de animais ou safras.

As soluções em Ar Condicionado envolvemo controle de temperatura, umidade e de qualidade do ar interior, parametrizados em função das condições de temperatura externa e das necessidades relacionadas aos tipos de atividades a serem conduzidas nos ambientes. A ventilação natural e mecânica adequada também é importante para o controle da umidade interna e para que não haja a condensação do ar úmido sob superfícies.

O ideal é que haja uma combinação entre características construtivas, como uso de materiais isolantes, possibilidade de ventilação natural cruzada em dias favoráveis, aliado às soluções de HVAC, que devem levar em consideração as necessidades e criticidades de cada caso. Destaca-se que muitas vezes a própria operação, as características construtivas e os animais podem produzir calor e umidade.

Os sistemas de HVAC devem considerar que o uso dos espaços e galpões pode variar em função da sazonalidade dos plantios e de logísticas das operações. Para maior eficiência energética é importante considerar sistemas de automação que permitam ajustes automáticos em função das condições e demandas de uso.

A qualidade do ar interno é importante para evitar contaminações pelo ar e mau odor, especialmente por particulados (vírus, fungos e bactérias) e gases, que se originam principalmente a partir de alimentação, líquidos, fezes e outras substâncias de origem animal, danosas não apenas aos animais, mas também aos cuidadores e demais profissionais vinculados.  Inclusive gases altamente nocivos como amônia e dióxido de carbono podem resultar da produção animal. Assim, é muito importante adotar soluções em Ar Condicionado para garantir a qualidade do ar interior, como filtragem com filtros de alta eficiência e renovação de ar adequada. A pressurização positiva ou negativa dos ambientes também pode ser necessária.

Nos ambientes, a distribuição adequada do ar também é importante, com controle do fluxo de ar, inclusive considerando a criticidade de cada espaço.

As soluções a serem adotadas variam em função das operações desenvolvidas, espécies de plantio cultivadas ou de animais criados. As empresas SMACNA estão à disposição para contribuir com o agronegócio, sempre com soluções que contribuam para a segurança das operações, eficiência energética,bem-estar animal e qualidade dos alimentos.

Autor: Eng. Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa