Água de reuso em torres de resfriamento

A utilização de água de reuso é o reaproveitamento de resíduos líquidos gerados em residências, comércios, fábricas, dentre outros, que após serem submetidos a formas seguras de tratamento (e tratados conforme padrões legais), podem ser reaproveitados em outras atividades que dispensam o uso de água potável. Essa é uma solução interessante do ponto de vista sustentável, que possibilita alcançar economia de recursos naturais nas operações.

Especialmente em edificações comerciais como shoppings centers, edifícios corporativos, dentre outros que utilizam sistemas de água gelada para climatização (chillers) com o uso de torres de resfriamento, a água de reuso tem sido cada vez mais comumente empregada na alimentação desses sistemas. Nessas edificações, utiliza-se especialmente as chamadas “água preta” (resíduos líquidos sanitários) e “água cinza” (resíduos líquidos de outras atividades como higienização das mãos, entre outros).

Nesses casos, quando a água de reuso é utilizada para alimentar torres de resfriamento, é fundamental que ela seja tratada de forma adequada, nas chamadas ETE (Estações de Tratamento de Efluentes), considerando que devem ser tomados cuidados adicionais para não interferir na qualidade de performance, eficiência e segurança dos sistemas.

Para esse tipo de solução, se faz necessário um cuidado especial com os componentes físicos e químicos da água (sejam residuais do uso ou advindos do tratamento inadequado), uma vez que podem interferir na performance das torres de resfriamento, causando corrosão ou formação de incrustações nos equipamentos e tubulações. Além disso, as condições da água podem reduzir a integridade dos trocadores, prejudicando a troca térmica e interferindo diretamente na qualidade e eficiência desses sistemas. Além disso, se não houver o tratamento biológico adequado da água de reuso, podem ocorrer proliferações de fungos e bactérias nas torres, o que prejudica a qualidade do ar aos arredores desses equipamentos, inclusive causando a infecção dos usuários por patógenos.

A utilização desse tipo de solução deve ser estudada juntamente a profissionais e empresas qualificadas (desde a etapa de projeto, se possível). Utilizar água de reuso de forma inadequada ocasionará a deterioração de todo sistema, bem como perda de eficiência, danificando equipamentos e diminuindo a vida útil de todo conjunto. Recomenda-se ainda, que a água de reuso seja utilizada em sistemas com circuito fechado, de forma que essa água não entre em contato com as serpentinas dos chillers.

A SMACNA é parceira das empresas e organizações na busca de soluções de maior sustentabilidade e eficiência energética, orientando seus clientes de forma assertiva e garantindo a performance, qualidade e segurança dos sistemas.

Autor: Ariel Gandelman

Revisão Técnica:Felipe Raats Daud, João Carlos Correa e Fábio Santos