Ar condicionado: Inmetro atualiza critérios para o programa brasileiro de etiquetagem

O Inmetro publicou, na quarta-feira (1/7) a Portaria nº 234,  com o objetivo de aperfeiçoamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para aparelhos de ar-condicionado.

O objetivo da nova Portaria é tornar mais criteriosa a etiquetagem do tipo A nos aparelhos de Ar Condicionado do tipo Split, ou seja, aqueles que têm o menor consumo de energia elétrica.

Assim, se por um lado os consumidores terão mais clareza na escolha dos equipamentos quando considerados os critérios de eficiência energética, por outro lado, é esperado um aumento no preço dos mesmos, uma vez que as empresas poderão ter que adequar seus equipamentos visando a certificação. 

Para os aparelhos do tipo Split, o teste considerou equipamentos inverter e não inverter, ainda que os do tipo inverter costumam apresentar melhores resultados quando considerada a eficiência energética dos aparelhos.

Saiba mais sobre o PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem)

O PBE é um programa pelo qual se atesta o desempenho dos produtos considerando critérios de eficiência energética, ruído, utilização de recursos naturais, entre outros. No caso dos aparelhos de ar-condicionado, o principal item de ensaio é a eficiência energética para a refrigeração do ar, sendo o equipamento classificado de ‘A’, para os que consomem menos energia, a ‘D’ para equipamentos que consomem mais energia. A ENCE (Etiqueta Nacional de Consumo de Energia) é o selo de conformidade que evidencia o atendimento pelo produto aos requisitos estabelecidos no PBE e informa ao consumidor aspectos relevantes para a tomada de decisão de compra, incluindo o consumo energético ou a classificação quanto ao desempenho, por exemplo.