Ar Condicionado no 15°C

Quando se busca atualmente pelo termo “ar condicionado” em plataformas de vídeo da internet, especialmente YouTube, os vídeos de maior destaque são da música “Ar Condicionado no 15°, do cantor Wesley Safadão. Mas, será que faz sentido manter o equipamento nessa temperatura?

É fato que a temperatura do ar condicionado é muitas vezes motivo de conflito em espaços de uso coletivo, uma vez que essa percepção de bem estar pode variar de pessoa para pessoa. Então, primeiramente é necessário entender que climatização de conforto objetiva o conforto térmico dos ocupantes de determinado espaço ou ambiente – é a condição de sensação de bem estar de cada indivíduo, ou seja, não sentir nem frio nem calor.

Segundo a ASHRAE, conforto térmico é “um estado de espírito que reflete satisfação com o ambiente térmico que envolve a pessoa”, sendo resultado da relação de diversos fatores, especialmente: temperatura, velocidade do ar, umidade, comportamento dos gradientes de temperatura dentro da zona ocupada, ruídos, incidência de raios solares, concentração de oxigênio e dióxido de carbono, e homogeneidade da distribuição de ar no espaço. Existe também um fator conhecido como “fator CLO”, que está relacionado ao tipo de roupa que cada indivíduo utiliza, o que também interfere no conforto térmico.

Além disso, também há fatores psicológicos relacionados. Sabe-se que quanto maior a possibilidade de controle das variáveis pelos usuários nos espaços (incluindo aumento ou diminuição de temperatura de climatização, abertura de janelas, possibilidade de usar roupas mais leves, etc.), maior a sensação positiva quanto ao conforto térmico, mesmo que o espaço ocupado seja menos climatizado / ventilado / aquecido / etc., do que outros ambientes em que os usuários dispõem de menos possibilidades de controle individual.

Assim, conforto térmico e bem estar dos ocupantes estão diretamente relacionados. Do ponto de vista da climatização, de maneira geral, o usuário alcança o bem estar quando os fatores de influência no conforto ambiental estão em faixas aceitáveis, e que ele entende que aquela condição é a melhor situação possível disponível.

Voltando agora à música citada no início deste artigo, 15° C não é uma temperatura de conforto adequada. O ideal é que os parâmetros aplicados de temperatura e ventilação estejam em conformidade com as temperaturas de uma faixa pré-determinada, considerando o uso consciente do ar condicionado, com temperaturas agradáveis e evitando que os fluxos de ar estejam sobre os ocupantes para não causar desconforto térmico. Existem diversos índices de conforto térmico nas principais normas do setor, e em geral estão baseados na percepção que os usuários têm dos espaços que eles ocupam (normalmente na faixa de 20° C a 25° C).

Assim, é fundamental que na concepção de projetos e instalações de ar condicionado sejam consideradas as condições climáticas de cada local, os tipos de ocupação e atividades que serão conduzidas em cada espaço, os tipos de roupas que provavelmente serão utilizadas pelos usuários neste local, quais funções serão exercidas, os tipos de equipamentos presentes nos espaços que geram calor, a incidência solar, entre outros aspectos que possam atender ao conforto térmico dos ocupantes.

As empresas SMACNA são referência em instalações e manutenções de qualidade para sistemas de HVAC, sempre buscando a qualidade das instalações, eficiência energética, bem estar e saúde dos ocupantes.