Automação, controle e monitoramento em sistemas de água gelada

A automação de sistemas de água gelada é uma realidade cada vez mais frequente em sistemas de ar condicionado com uso de chillers, seja com ferramentas embutidas de fábrica, seja com sistemas complementares, inclusive com possibilidade de comunicação com a automação de outros sistemas complementares presentes nas edificações. Dados gerados pelos sistemas de automação podem possibilitar melhor controle e monitoramento dos sistemas de climatização, com oportunidades interessantes de eficiência energética e controle de qualidade e segurança de performance dessas operações.

Esses dados, quando os parâmetros estão bem estabelecidos e com equipes especializadas em ar condicionado e refrigeração para leitura correta dos resultados, possibilitam que as equipes de manutenção acompanhem o desempenho desses sistemas, com a possibilidade de identificar previamente possíveis falhas e também eventuais desperdícios de recursos, sendo importante para aumentar a eficiência energética desses sistemas, inclusive reduzindo o consumo de energia.

Com relação à performance, o monitoramento também é relevante, possibilitando melhores controles de temperatura, umidade e de qualidade do ar interno, já que a operação passa a ser monitorada constantemente, sendo avaliados os parâmetros e resultados pelas equipes de gestão e manutenção, podendo conduzir ajustes e manutenções quando esses resultados não estão em conformidade com o esperado.

As manutenções também podem ocorrer de forma mais assertiva, uma vez que podem contribuir para identificar falhas ou necessidades de ajustes nos sistemas, quando os resultados apresentados estão em inconformidade com os parâmetros previamente estabelecidos, além de possibilitar que as equipes envolvidas acompanhem os resultados de investimentos em melhorias nos sistemas e eficiência energética

Conforme citado anteriormente, é fundamental que os parâmetros de automação estejam bem estabelecidos, tendo o envolvimento de equipes especializadas em HVAC-R e automação, além de outros profissionais especializados que possam contribuir com a parametrização desses resultados.

Além disso, as equipes mantenedoras devem acompanhar o desempenho constante das ferramentas de controle e monitoramento, conduzido os testes e manutenções programadas. É importante que o acompanhamento dos resultados de monitoramento seja conduzido por especialistas em ar condicionado.

Autor: Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Comitê de Artigos Técnicos Smacna Brasil

Revisão de Texto: Ana Del Mar