Automação predial (BAS) e ar condicionado

Em Sistemas Centrais de Ar Condicionado, a Automação é parte fundamental quando se considera a boa performance, eficiência energética, conforto térmico dos ocupantes e o controle adequado de temperatura e umidade nos espaços. Apesar disso, muitas vezes é um ‘”gargalo” que se apresenta para projetistas e instaladores, uma vez que automação predial, em inglês Building automamtion system (BAS), envolve conhecimentos específicos, que nem sempre os profissionais especialistas em HVAC possuem. Por outro lado, profissionais dedicados à automação também nem sempre têm conhecimentos suficientes para entender em profundidade as necessidades envolvidas na instalação de ar condicionado.

A Automação predial envolve  o controle automático e centralizado dos sistemas daedificação, incluindo elétricaclimatização(arcondicionado, ventilação, exaustão, renovação de ar), sistemas de segurançaprevenção de incêndiohidráulica e outros, através de sistema central de gerenciamento predial. O objetivo é maior eficiência, resultandoem maior conforto para os ocupantes, melhor aproveitamento dos recursos, segurança na operação e eficiência energética.

Com relação ao ar condicionado, a seguir relacionamos alguns fatores de atenção na instalação de sensores de atuação:

  • Os sensores devem, ser selecionados de modo adequado as necessidades e condições relacionadas;
  • Deve-se considerar a instalação dos sensores em locais adequados, seguindo as orientações dos fabricantes, especialmente distâncias de portas e paredes;
  • Em edificações de grande porte, deve-se considerar a instalação de múltiplos sensores, garantindo medições adequadas;
  • Sensores de temperatura de ar externo não devem ser diretamente expostos ao sol ou instalados em locais muito quentes, como perto de plataformas metálicas ou de concreto, o que faz com que o “free cooling” seja menos utilizado do que seria possível;
  • Manutenções ou adições aos sistemas de automação devem ser conduzidas por profissionais especializados, garantindo a performance original;
  • Garantir a manutenção adequada dos sistemas de automação e dos componentes relacionados;
  • Os sistemas de automação devem atender as demandas reais da edificação, nem sempre sistemas mais complexos são os mais adequados.

Destaca-se que os equipamentos de ar condicionado e componentes relacionados, como válvulas de balanceamento, cada vez mais têm incorporado ou neles embutidos de fábrica condições / componentes de automação, o que faz com que a gestão dos sistemas de HVAC seja digitalizada e melhore a performance dos sistemas.

Importante lembrar que a automação só funcionará de forma adequada mediante o bom projeto e instalação, assim, é importante o envolvimento de profissionais devidamente capacitados em todos as etapas e estágios relacionados. Por último, é importante que os gestores de facilitiese equipes de manutenção de Ar condicionadosaibam fazer a leitura correta dos resultados da automação, podendo aplicar na prática e de forma certeira os dados gerados.