Automação Predial

Temas com os quais você pode parar de se preocupar: os princípios básicos da automação de edificações

A automação predial pode ser descrita como uma rede de controles mecânicos, acionados a partir de um sistema de controle central. As principais configurações de automação incluem sistemas mecânicos, especialmenteAr Condicionado (temperatura, abertura e fechamento de VAV’s, entre outros) e Iluminação.

A automação predial integra os sistemas prediais e contribuem para a eficiência energética das edificações. Embora existam dezenas de práticas recomendadas para osgerentes de facilities, é importante conhecer os fundamentos da automação predial: o que pode ser automatizado e quais são os benefícios.

A seguir estão relacionados os 3 pontos que as empresas devem saber sobre automação predial:

1) Economia de energia – Além da automação possibilitar o controledos sistemas dasedificações, a maior vantagem é a economia de energia. Quando projetado corretamente, permite queos sistemas que mais consomem energia nas edificações (por exemplo HVAC e iluminação) tenham o melhor desempenho possível, ao mesmo tempo que garante que não haja desperdício de energia. Economizar energia por meio do aumento da eficiência dos sistemas resultará em menor OpEx (custos de operação).

2) Monitoramento remoto–a automação permite o monitoramento remoto dos sistemas e equipamentos pelos gestores de facilities, mesmo quando estão fora ou distantes das edificações.Por exemplo, quando há algum defeito, os gestores podem monitorar o que está acontecendo e repassar informações para as equipes especializadas corrigir os problemase acompanhar as ações que serão adotadas.

3) Melhoria contínua–A partir dos Sistemasde Automação Predial é possível acessar dados de desempenho dos sistemas relacionados e identificar oportunidades de melhorias na eficiência energética das edificações. A possibilidade de compilardados de determinados períodos pode ajudar os gerentes de instalações a identificar padrões de uso e ajustar os equipamentos de acordo.

O que pode ser automatizado? Como essa automação melhora a eficiência energética dos sistemas?

Os principais sistemas prediais normalmente automatizados são:

Sistemas mecânicos–Em chillers, torres de resfriamento, drycoolers, entre outros, peças como válvulas, bombas, etc., podem ser conectadas a um sistema de automação predial para controle pelos gestores de facilities, buscando melhorar a eficiência energética.

Iluminação – Uma opção para automatizar a iluminação é a programação com base no uso de um da edificação. A iluminação também pode ser controlada por sensores que usam movimento para saber quando alguém entra em uma sala. Esses sensores também podem ter medidores de nível de luz que captam a quantidade de luz externa que entra em uma sala e, com as luzes LED adequadamente instaladas, podem diminuir o brilho das luminárias com base nos níveis de luz natural, entre outras possibilidades.

Funções de construção diversas – Existem dezenas de funções das edificações que podem ser automatizadas. Por exemplo, quando querem que uma entrada da edificação seja periodicamente aberta durante um determinado período. Essa porta pode ser definida para uma programação e ter os relés apropriados instalados para controlar esta ação.

Quando essas três partes de um edifício são integradas para funcionar entre si (HVAC, iluminação, controles), há uma melhoria significativa na eficiência energética das edificações, bem como uma vida útil mais longa dos equipamentos.

Quais são os problemas comuns que as edificações enfrentam quando se trata de automação predial e como esses problemas podem ser resolvidos?

Ter vários sistemas de automação predial que não funcionam entre si é o maior problema que pode ocorrer.

Uma possibilidade frequente, é que com o passar dos anos, as edificações costumam ter vários empreiteiros instalando produtos que não são compatíveis com os sistemas de automação e controle existentes. Assim, é importante ter uma empresa de manutenção parceira, que seja capaz de integrar os diferentes sistemas entre si, sem prejuízo para a performances dos sistemas e eficiência energética.

Outro grande problema é quando as empresas evitam permitir o acesso remoto ao seus sistemas de automação predial. Para obter o máximo do que foi instalado, é necessário permitir que os envolvidos na gestão de facilitiestenham acesso pleno e consigammonitorar e fazer ajustes quando necessário.

Por último, é recomendável manter uma estrutura simples de automação predial, antes de instalar um sistema mais complexo. O treinamento dos profissionais envolvidos para uso dos Sistemas é fundamental. Esses sistemas podem se tornar muito complexos e as equipes das instalações podem não compreender como seus sistemas realmente operam.

Com equipes devidamente treinadas em automação predial, as edificações devem estar constantemente aptas a funcionar em uma tendência ascendente de eficiência para o benefício de todos os ocupantes.

O texto acima foi adaptado diferenciando os tipos de automação central, local ou BMS

Fonte:

Artigo traduzido e adaptado do site https://www.esmagazine.com/articles/101264-stuff-you-can-stop-worrying-about-the-basics-of-building-automation

Tradução e adaptação: Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa