Balanço de 2022 para o setor de HVAC e o que esperar para 2023

Finalizamos mais um ano e, como sempre, repensar ele nos trouxe em termos de novidades, avanços e desafios traz uma série de emoções positivas e também expectativas em relação ao ano que acabou de começar. Para o setor de HVAC-R, 2022 foi um ano promissor, e assim deve ser 2023, com a retomada pós-pandemia, com crescimentos significativos globalmente e no Brasil, caminhando para um futuro com sistemas cada vez mais seguros, precisos e com eficiência energética. Nesse texto, a SMACNA propõe relembrar movimentos relevantes do setor de HVAC-R do ano de 2022 que devem estar presentes também no ano de 2023.

Eficiência Energética e ESG

A eficiência energética está no centro das novas tendências e inovações. Essas soluções são positivas para o planeta e podem ser boas para os usuários, sendo oportunidades de economia de recursos. Essa transição deve levar algum tempo, mas com certeza já é uma realidade que impacta em toda a cadeia do HVAC-R. As maiores tendências estão no âmbito da descarbonização, eletrificação dos sistemas e uso de fluídos refrigerantes com baixo GWP e zero ODP.

Qualidade do ar interno e cuidados com a saúde dos usuários

A consciência para a qualidade do ar interno (QAI) é uma herança positiva da pandemia do Covid-19, e veio para ficar, tendo os clientes cada vez mais exigido parâmetros de qualidade do ar adequados, com impactos positivos na saúde e rendimento de trabalho dos ocupantes.

Visão integrada dos sistemas complementares

Ao invés de considerar uma edificação e todos os seus sistemas separadamente (elétrica, climatização, hidráulica, etc.), a tendência é a de considerar o todo, e pensar os sistemas de forma holística, o que traz significativos ganhos de eficiência energética, uma vez que o gerenciamento conjunto dos sistemas possibilita menor desperdício de recursos.

 

Ampliação da cadeia de suprimentos

O crescimento do mercado de HVAC a nível global tem impactado na procura por peças e equipamentos de climatização, sendo necessário cada vez maior conexão e trabalho em conjunto da cadeia de HVAC-R como um todos: fabricantes, distribuidores, fornecedores, projetistas instaladores e técnicos.

Capacitação profissional

Em um setor em expansão, e com desafios cada vez maiores, a capacitação profissional e o investimento em mão de obra de qualidade devem estar no centro das atenções, uma vez que profissionais devidamente capacitados são importantes parceiros e atores na transformação para um mercado de cada vez mais excelência e eficiência. É uma tendência também a diversificação das forças de trabalho.

A SMACNA agradece a parceria ao longo de 2022, e já a partir desta primeira semana de 2023 estamos prontos para um novo ciclo, repleto de novidades, inovações, parcerias e confiabilidade técnica!

Autor: Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Comitê de Artigos Técnicos SMACNA Brasil (Fábio Santos, João Carlos Correa)