Balanço de 2022 para o setor de HVAC e o que esperar para 2023

Finalizamos mais um ano e, como sempre, repensar ele nos trouxe em termos de novidades, avanços e desafios traz uma série de emoções positivas e também expectativas em relação ao ano que acabou de começar. Para o setor de HVAC-R, 2022 foi um ano promissor, e assim deve ser 2023, com a retomada pós-pandemia, com crescimentos significativos globalmente e no Brasil, caminhando para um futuro com sistemas cada vez mais seguros, precisos e com eficiência energética. Nesse texto, a SMACNA propõe relembrar movimentos relevantes do setor de HVAC-R do ano de 2022 que devem estar presentes também no ano de 2023.

Eficiência Energética e ESG

A eficiência energética está no centro das novas tendências e inovações. Essas soluções são positivas para o planeta e podem ser boas para os usuários, sendo oportunidades de economia de recursos. Essa transição deve levar algum tempo, mas com certeza já é uma realidade que impacta em toda a cadeia do HVAC-R. As maiores tendências estão no âmbito da descarbonização, eletrificação dos sistemas e uso de fluídos refrigerantes com baixo GWP e zero ODP.

Qualidade do ar interno e cuidados com a saúde dos usuários

A consciência para a qualidade do ar interno (QAI) é uma herança positiva da pandemia do Covid-19, e veio para ficar, tendo os clientes cada vez mais exigido parâmetros de qualidade do ar adequados, com impactos positivos na saúde e rendimento de trabalho dos ocupantes.

Visão integrada dos sistemas complementares

Ao invés de considerar uma edificação e todos os seus sistemas separadamente (elétrica, climatização, hidráulica, etc.), a tendência é a de considerar o todo, e pensar os sistemas de forma holística, o que traz significativos ganhos de eficiência energética, uma vez que o gerenciamento conjunto dos sistemas possibilita menor desperdício de recursos.

 

Ampliação da cadeia de suprimentos

O crescimento do mercado de HVAC a nível global tem impactado na procura por peças e equipamentos de climatização, sendo necessário cada vez maior conexão e trabalho em conjunto da cadeia de HVAC-R como um todos: fabricantes, distribuidores, fornecedores, projetistas instaladores e técnicos.

Capacitação profissional

Em um setor em expansão, e com desafios cada vez maiores, a capacitação profissional e o investimento em mão de obra de qualidade devem estar no centro das atenções, uma vez que profissionais devidamente capacitados são importantes parceiros e atores na transformação para um mercado de cada vez mais excelência e eficiência. É uma tendência também a diversificação das forças de trabalho.

A SMACNA agradece a parceria ao longo de 2022, e já a partir desta primeira semana de 2023 estamos prontos para um novo ciclo, repleto de novidades, inovações, parcerias e confiabilidade técnica!

Autor: Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Comitê de Artigos Técnicos SMACNA Brasil (Fábio Santos, João Carlos Correa)

 

Smacna Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.