Comissionamento

Baseado nos Guidelines ASHRAE0-The Commissioning Process e 1.1- HVAC&R Technical Requirements for The Commissioning Process, o Comissionamento consiste em ser um “processo de gestão da qualidade para a melhoria das entregas, desde a concepção, até a operação da instalação. O processo concentra-se em verificar e documentar que a instalação e todos os seus sistemas e montagens são planejados, projetados, instalados, ensaiados, operados e mantidos para atender aos requisitos do proprietário”.

Assim, o Comissionamento implica em uma investigação cuidadosa de todo o sistema de HVAC‑R instalado, com o objetivo de apresentar uma análise detalhada do rendimento e especificações do sistema de climatização, exaustão, refrigeração, pressurização de escada e renovação de ar, além de verificar se a instalação está conforme projeto e se atende corretamente as especificações de vazão, pressão e temperatura.

O Comissionamento deve ocorrer antes, durante e ao final da instalação. A etapa prévia é fundamental, quando o projeto é alinhado entre a empresa instaladora, o projetista, o responsável pelo Comissionamento e o cliente final. Nesta etapa, que inicia desde a concepção do projeto, a empresa responsável pelo serviço deve apresentar um check-list de verificações a serem feitas. O tempo da etapa intermediária deve variar conforme o tamanho e complexidade da obra.Nesta etapa, a empresa responsável deve fazer visitas in-loco acompanhando o avanço das instalações e, após cada visita, apresentar um relatório de conformidades e inconformidades que devem ser adequadas para garantir a qualidade da instalação.

Conforme a instalação é concretizada, chegamos na etapa final do Comissionamento – em obras maiores, as etapas do serviço podem acontecer em diferentes estágios, a depender do avanço da instalação em cada setor, ou seja, em um setor da obra o Comissionamento pode estar na etapa final, enquanto em outro, está na etapa intermediária – , que consiste em fazer medições para garantir que variáveis como a vazão, pressão e temperatura estejam em conformidade com o projeto.

Para a última etapa, é importante que a empresa que conduz o Comissionamento disponha de ferramentas de alta eficiência que estejam calibradas em conformidade com as normas vigentes e que saiba operá-las. Para cada tipo de sistema instalado, ferramentas específicas são necessárias.

Após as visitas e medições, na etapa final, assim como nas anteriores, deve ser entregue um relatório de conformidades e inconformidades a serem adequadas. Considerando que os relatórios gerados pela equipe de Comissionamento são parte do acervo técnico da obra, é importante que todos esses relatórios, em todas as etapas, conservem o histórico relacionado, sempre preservando as informações anteriores e agregando novos dados. Além disso, os relatórios devem ser escritos em linguagem técnica, porém, de possível entendimento para todos os interessados (instalador, projetista, cliente final, entre outros) e o uso de fotos também é importante para o registro. Ao final do processo de Comissionamento, deve ser entregue um relatório conclusivo e uma planilha com os valores encontrados nas medições feitas em todas partes do sistema de HVAC-R.

Destaca-se que o Comissionamento é fundamental para o sucesso do sistema, pois agrega todas as partes envolvidas, ao estabelecer um relacionamento de apoio objetivando exclusivamente o sucesso e qualidade da instalação.

A SMACNA é referência mundial neste assunto e dispõe de uma das principais diretrizes para os processos de Comissionamento de sistemas de HVAC-R, o HVAC Systems Commissioning Manual disponível em inglês no site http://smacna.org.