Compressores em sistemas HVAC-R

Em Equipamentos de Climatização, os Compressores são um dos principais componentes, tendo como função a compressão e movimentação do fluído refrigerante no sistema. O Compressor recebe o fluído na forma de vapor frio, logo na sequência do processo de resfriamento. Este vapor frio é comprimido e aquecido, tendo assim sua pressão elevada, para então seguir para o condensador, onde será feito o rejeito de calor, conforme ilustrado na imagem a seguir:

Fonte: traduzido de https://unitedcoolair.com/

Existem vários tipos de tecnologia de Compressores para Refrigeração e Ar-Condicionado, sendo os mais aplicados os do tipo rotativos, recíprocos, scrolls, parafuso ecentrífugos. A seleção do tipo de Compressor se dá em função da aplicação, considerando as necessidades de resfriamento, porte da instalação e demandas relacionadas. Cada caso deve ser avaliado, levando em consideração as necessidades reais. Porém, em geral, Compressores Centrifugo ou Parafuso são utilizados em instalações industriais, comercial ou refrigeração de maior porte, os do tipo Scroll são aplicados em sistemas residenciais ou comerciais de menor porte. Os Compressores do tipo Recíprocos são os mais utilizados, tendo uma ampla gama de aplicação, desde residencial até comerciais e industriais.

Fonte: traduzido de www.bsria.co.uk

Pela relevância dos Compressores em Sistemas de HVAC-R, ao longo do tempo diversos investimentos foram feitos e novas tecnologias desenvolvidas, especialmente buscando a redução no consumo de energia elétrica, uma vez que esse é o componente que implica no maior gasto de energia elétrica do Sistema. Além disso, os Compressores têm papel fundamental na sustentabilidade de Sistemas de HVAC-R, tendo sido conduzidos desenvolvimentos que possibilitam o uso de fluídos refrigerantes mais ecológicos, que não agridem a Camada de Ozônio e com reduzido impacto no aquecimento global.

Do ponto de vista da confiabilidade dos Sistemas, Compressores mais modernos permitem maior segurança e vida útil, com maior eficiência e controle mais preciso da Operação, como por exemplo, os Compressores de Mancal Magnético da Danfoss, empresa associada da SMACNA Chapter Brasil, e que têm como característica o não uso de Óleo e a ausência de atrito no movimento do Compressor.

Assim como outros componentes dos Sistemas de HVAC-R, os Compressores se desenvolvem para trazer cada vez mais eficiência, precisão e sustentabilidade para as operações. A seleção correta do Compressor é fundamental para o bom funcionamento do Sistema e deve sempre contar com o apoio integrado das equipes de projeto, instalação e fabricantes.

Autores: Ariel Gandelman (SMACNA), Gustavo V. Asquino (Danfoss) eKatuakiHayashida Junior (Danfoss)

Revisão Técnica SMACNA: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa