Conforto térmico e o bem-estar dos ocupantes

Quando se fala em climatização de conforto, geralmente se refere ao conforto térmico dos ocupantes, termo amplamente utilizado pelo setor de HVAC e já incorporado ao vocabulário de gestores e operadores de facilities, sejam eles de indústrias, corporativos, comerciais ou residenciais assim como para profissionais de arquitetura. Apesar de comum, entender o que é conforto térmico não é simples.

Conforto térmico é definido pela ASHRAE como “um estado de espírito que reflete satisfação com o ambiente térmico que envolve a pessoa”. Assim, é um conceito subjetivo, dependendo do indivíduo. Um ambiente que propicie neutralidade térmica para alguns pode causar desconforto a outros.

Este conceito envolve diversos fatores, como temperatura, velocidade do ar, umidade, comportamento dos gradientes de temperatura, ruídos, incidência solar, concentração de oxigênio e dióxido de carbono e homogeneidade da distribuição de ar no espaço. Há também um fator psicológico: quanto mais controle os usuários têm sobre as variáveis ambientais, maior a sensação de conforto térmico.

É fundamental que os projetos de HVAC considerem os tipos de ocupação, atividades, roupas, equipamentos, incidência solar e temperatura média da região. Além disso, não podemos esquecer da importância da renovação de ar, seja por ventilação natural ou mecânica, e da manutenção de qualidade dos sistemas de HVAC para garantir o bem-estar e a saúde dos ocupantes. As empresas associadas à SMACNA Brasil possuem vasta experiência na aplicabilidade do conceito de conforto térmico em diferentes tipos de edificações.