Controle de temperatura individual em sistemas centrais de HVAC – vazão de ar variável (VAV)

A possibilidade de instalação de Sistemas de Ar Condicionado Centrais, com por exemplo a distribuição de ar por fancoils que atendem a todo um pavimento, trouxeram enormes vantagens, conforme já relacionados em artigos anteriores da SMACNA Chapter Brasil, como amelhor distribuição de ar nos ambientes, maiores oportunidades de eficiência energética e o atendimento a diferentes demandas de climatização em uma mesmo espaço.

No passado, muitos dos Sistemas de Ar Condicionado Central operavam a partir da instalação de um fancoil que atendia a todo um pavimento, sem possibilidade de controle variável individual de temperatura ou das vazões de ar.Porém, em ambientesde tipo open spaces, como cada vez mais se configuram as lajes corporativas, com apenas algumas salas de reuniões e outros poucos ambientes fechados, é comum a instalação de Sistemas de Ar Condicionado Central dutados, com um fancoil por pavimento e difusores de ar para cada uma das estações de trabalho ou para um conjunto de estações, e muitas vezes também nas Salas de Reuniões e outros ambiente fechados. Nesses casos, o balanceamento e distribuição adequado do ar é extremamente necessária.

Com isso, mesmo possibilitando o controle individual de temperatura nos ambientes, se não haver um controle dedicado da vazão de ar nas estações de trabalho e em espaços fechados, como salas de reunião, quando se tem uma situação de baixa ocupação do pavimento ou até mesmo de estações de trabalho localizadas mais próximas da fachada, podendo haver maior radiação solar, ou em períodos do dia em que a insolação solar é maior ou menor, pode haver uma situação de desconforto térmico, seja pelo excesso de insuflamento de ar ou pela baixa vazão.

Em Sistemas desse tipo, quando existe uma flutuação na ocupação do espaço ou nas demandas de temperatura relacionadas, pode haver desconforto térmico, seja pela temperatura ou pela vazão de ar (em excesso ou insuficiente). Assim, é importante a instalação de Caixas de Vazão de Ar Variável (VAV), que permitem um controle automático da necessidade de vazão relacionada no espaço, a partir em um sensor de temperatura. 

Com isso, a partir do controle automático de vazão de ar em cada ramal, controla-se a temperatura de cada ambiente, havendo maior ou menor intensidade de fluxo de ar de nos espaços, possibilitando um controle individual de temperatura e vazão de ar para cada estação ou conjunto de estações de trabalho ou salas fechadas.

Desataca-se que nas etapas de Comissionamento e ajustes se faz importante considerar que a VAV não deve nunca estar 100% fechada, para garantir que as vazões de ar externo mínimas não sejam negligenciadas. Para isso, é importante que seja considerando sistema de automação, que considere inverno e verão, variando as temperaturas de insuflamento em função da temperatura externa.

Além de melhorar o conforto dos ocupantes, esta é também uma oportunidade de eficiência energética. As empresas associadas à SMACNA estão sempre disponíveis para oferecer a seus clientes soluções de bem-estar para os ocupantes e melhora da performance dos sistemas de HVAC.

Autor: Eng. Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa