Economia de energia e os modelos de certificação

Artigos Técnicos sobre o tema apresentam informações que parecem “naturais” para quem é da área de AVAC, mas esses mesmos dados podem impactar de forma diferente os usuários e principalmente os proprietários dos investimentos.

A Enga. Kelley Cramn publicou um interessante material onde demonstra que a mesma instalação de Ar Condicionado passou a consumir 39% a mais de energia para o frio e 23% para o aquecimento em uma instalação com 100% de ar externos no Kansas (USA) devido ao aumento de temperatura do ar externo de 2,8°C.

Um empreendimento quando busca uma certificação seja ela LEED ou outra, está comparando a performance do projeto que estava sendo executado com um modelo de alta eficiência energética com base na ASHRAE STD 90.1 no caso LEED.

Esta comparação desafia os projetos buscando torná-los mais eficiente usando as bases de análise do modelo em questão.

Estas ferramentas são muitos uteis principalmente quando o empreendimento é novo e, portanto, não há dados existentes para analisarmos.

Quando temos um sistema de AVAC existente, onde as cargas internas foram se alterando ao longo do tempo assim como as cargas externas, inclusive o ar externo como no exemplo citado no início, podem existir muitas oportunidades que justifiquem o investimento com a economia decorrente destas ações.

Com o advento da Covid-19 estamos encontrando um novo conceito de ambiente seguro e saudável e as oportunidades precisam ser analisadas em conjunto com especialistas.

Fazendo uma analogia, é um erro muito grande discutirmos o desperdício de água de 40% na rede de distribuição só quando estamos vivendo uma crise hídrica.

Autor: João Carlos Correa