Exaustão e controle de CO2 em estacionamentos e garagens fechadas

O artigo SMACNA dessa semana aborda um assunto muito importante e frequente no dia a dia das edificações, a necessidade de Sistemas de Ventilação e Exaustão em estacionamentos e garagens fechadas. Mesmo a emissão de gases veiculares dentro da legislação contem Particulados e gases prejudiciais à saúde tais como Dióxido de Carbono , Monóxido de Carbono, Hidrocarbonetos , Oxido de Nitrogênio e Aldeídos. Com a verticalização das edificações e buscando um maior aproveitamento dos terrenos, é muito comum em edificações residenciais, corporativas e comerciais, a construção de garagens subterrâneas, com pouca ou nenhuma possibilidade de ventilação natural adequada . Buscando melhorar e controlar a qualidade do ar interno deste tipo de ambiente a engenharia tem utilizado sensores de  CO2 (Dióxido de Carbono, mais conhecido como Gás Carbônico) para comandar a variação de vazão de ar necessária .

Carros movidos a Etanol emitem menos CO2 do que os a Gasolina, mas a alta concentração de poluentes nestes ambientes faz com que os estudos sobre a influência destes poluentes e o tempo limitede exposição sejam considerados quando no desenvolvimento de projetos de arquitetura e ventilação.

Destaca-se que em estacionamentos e garagens fechadas de médio e grande porte, cada veículo pode chegar a circular centenas de metros. Ou seja, se não forem adotas medidas de controle do CO2, rapidamente o nível do composto químico pode alcançar níveis críticos e nocivos aos seres humanos. Inclusive, em situações desse tipo, é comum que Bombeiros exijam a adoção de medidas para o controle adequado do CO2, sendo mais comumente adotadas as seguintes soluções:

  • Insuflamento de ar externo no ambiente interno, Ventilação dedicada para captação e distribuição de Ar fresco ( EXTERNO ) .
  • Sistema de Exaustão, Exaustores, que possam garantir o sentido do fluxo e a exaustão de poluentes no sentido desejado

Para ambas as soluções se destaca a importância da distribuição correta dos dutos e posicionamento adequado das grelhas para atender corretamente a todos os espaços relacionados. Interessante dizer que é possível também o selecionamento e instalação de Sensores de CO2, ferramenta interessante para acompanhar os níveis do composto no ambiente e que, inclusive, podem apontar falhas no Sistema instalado, caso os níveis de CO2 comecem a ficar elevados.

É sempre importante contar com um projeto de referência e uma empresa de instalação com sólidos conhecimentos na área, e que atuem em conformidade com as Normas e Diretrizes vigentes (ASHRAE, ABNT, ANVISA, SMACNA).

Autor: Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa

Smacna Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.