Exaustão e controle de CO2 em estacionamentos e garagens fechadas

O artigo SMACNA dessa semana aborda um assunto muito importante e frequente no dia a dia das edificações, a necessidade de Sistemas de Ventilação e Exaustão em estacionamentos e garagens fechadas. Mesmo a emissão de gases veiculares dentro da legislação contem Particulados e gases prejudiciais à saúde tais como Dióxido de Carbono , Monóxido de Carbono, Hidrocarbonetos , Oxido de Nitrogênio e Aldeídos. Com a verticalização das edificações e buscando um maior aproveitamento dos terrenos, é muito comum em edificações residenciais, corporativas e comerciais, a construção de garagens subterrâneas, com pouca ou nenhuma possibilidade de ventilação natural adequada . Buscando melhorar e controlar a qualidade do ar interno deste tipo de ambiente a engenharia tem utilizado sensores de  CO2 (Dióxido de Carbono, mais conhecido como Gás Carbônico) para comandar a variação de vazão de ar necessária .

Carros movidos a Etanol emitem menos CO2 do que os a Gasolina, mas a alta concentração de poluentes nestes ambientes faz com que os estudos sobre a influência destes poluentes e o tempo limitede exposição sejam considerados quando no desenvolvimento de projetos de arquitetura e ventilação.

Destaca-se que em estacionamentos e garagens fechadas de médio e grande porte, cada veículo pode chegar a circular centenas de metros. Ou seja, se não forem adotas medidas de controle do CO2, rapidamente o nível do composto químico pode alcançar níveis críticos e nocivos aos seres humanos. Inclusive, em situações desse tipo, é comum que Bombeiros exijam a adoção de medidas para o controle adequado do CO2, sendo mais comumente adotadas as seguintes soluções:

  • Insuflamento de ar externo no ambiente interno, Ventilação dedicada para captação e distribuição de Ar fresco ( EXTERNO ) .
  • Sistema de Exaustão, Exaustores, que possam garantir o sentido do fluxo e a exaustão de poluentes no sentido desejado

Para ambas as soluções se destaca a importância da distribuição correta dos dutos e posicionamento adequado das grelhas para atender corretamente a todos os espaços relacionados. Interessante dizer que é possível também o selecionamento e instalação de Sensores de CO2, ferramenta interessante para acompanhar os níveis do composto no ambiente e que, inclusive, podem apontar falhas no Sistema instalado, caso os níveis de CO2 comecem a ficar elevados.

É sempre importante contar com um projeto de referência e uma empresa de instalação com sólidos conhecimentos na área, e que atuem em conformidade com as Normas e Diretrizes vigentes (ASHRAE, ABNT, ANVISA, SMACNA).

Autor: Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa