Fatores de atenção no projeto e instalação de dutos para sistemas de ar condicionado e o cuidado com o uso de dutos do tipo flexível

Os dutos são componentes centrais de sistemas de ar condicionado. As condições de projeto, instalação, formato e materiais utilizados são fatores fundamentais para alcançar as condições de conforto térmico e controle de temperatura desejados e devem considerardiversas possibilidades, como: aplicação, distância, características construtivas da edificação, durabilidades, entre outros.

O objetivo dos dutos é possibilitar que o ar seja conduzido de um ponto até outro, seja internamente, ou seja, dos equipamentos de ventilação ou ar condicionadopara distribuição no espaço atendido, ou pela sucção do ar interno para rejeitar em ambiente externo.Dutos bem projetados possibilitam que essa movimentação ocorra da maneira correta, ou seja, o fluxo de ar não deve “enfrentar” grandes dificuldades para a passagem. Quando isso não acontece, ocorrem as chamadas “perdas de carga”.

As curvas, desvios, derivações e a rugosidade interna são os principais fatores de influência, além da velocidade do ar imposta pelos sistemas. Quando a velocidade do ar dentro dos dutos é aumentada, aumenta-se também as perdas de carga, uma vez que o ar fica mais sujeito a interação com as condições internas do duto.

Além da importância da qualidade do projeto e instalação, a seleção dos materiais e tipos de fechamentos a serem utilizados também implicam na distribuição do ar, performance e confiabilidade dos sistemas. A estanqueidade dos dutos também deve ser considerada, uma vez que vazamentos inferem em perdas diretas de recursos. Assim como as conexões devem ser seguras, os dutos preservados limpos em seu interior e construídos com materiais resistentesà passagem de ar, sem soltar partículas ou sofrer corrosão.

Outro ponto importante de atenção é que comumente opta-se por dutos do tipo flexível, especialmente pela facilidade na instalação e manutenção. Porém, destaca-se, que esse tipo de solução nem sempre é a correta.Um duto flexível apresenta perda de carga cerca de 100 vezes maior que um duto rígido devido a sua rugosidade superficial promover muito mais atrito com o ar. Conforme a ASHRAE, o uso de dutos flexíveis deve ser limitado a no máximo 2 m de comprimento, e devem ser instalados totalmente esticados e sem curva, além de ser vedada a instalação com regiões de dutos estrangulados.

Quando estesfatores não são atendidos, a perda de carga pode prejudicar a performance dos sistemas, além de reduzir a eficiência energética relacionada e, inclusive, prejudicar a qualidade do ar interno e, consequentemente, a saúde dos ocupantes.

A SMACNA desenvolveu o principal material de referência para dutos, o “HVAC SYSTEMS DUCT DESIGN”. As empresas SMACNA são parceiras para trazer soluções adequadas, sempre visando a boa performance, segurança e eficiência energética dos sistemas.

Autor: Ariel Gandelman  /Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa