Toda a rede de distribuição de ar necessita de acessos à parte interna para checagem e eventual manutenção. As posições onde as portas devem ser instaladas devem ser avaliadas em função do layout e da necessidade de acesso, seja para limpeza ou para a checagem de um componente interno. A porta de inspeção ou acesso deve estar construtivamente alinhada com o tipo de duto e sua função. Em caso de exaustão de poluentes, existem cuidados específicos que podem influenciar na escolha do acesso, sendo que a preocupação com um sistema de exaustão de gordura é diferente daquela com um sistema de exaustão de sólidos. Essas diferenças refletem nas velocidades, pressões e, consequentemente, nos cuidados com o acesso.
Processos industriais também necessitam de acesso. O especialista em HVAC deve ter cuidado ao analisar para que esse componente seja colocado para atender às necessidades operacionais, pois é uma parte fundamental do projeto. No entanto, excessos devem ser evitados, pois podem prejudicar o sistema. As portas de inspeção devem ser posicionadas em locais estratégicos, permitir acesso adequado e ter propriedades construtivas de qualidade.
A porta de inspeção é composta por alguns componentes, conforme ilustrado na imagem a seguir:
A instalação de portas de inspeção está prevista na Norma ABNT 14.518:2020 e deve seguir as seguintes especificações:
•Devem ter dimensões e espaçamentos mínimos que permitam a inspeção, limpeza e manutenção adequadas dos dutos;
•Devem ter dimensões mínimas de 0,15 m x 0,15 m;
•Devem ser instaladas junto às conexões de dutos com mudança de direção ou variação de seção;
•O acesso a elas deve ser mantido desobstruído;
•Devem ser instaladas preferencialmente nas laterais ou na superfície superior dos dutos, devendo sua borda distar no mínimo 40 mm de todas as bordas externas do duto ou das conexões;
•Devem ser providas de juntas de vedação estanques, com material não combustível, e fabricadas em aço-carbono ou aço inoxidável, contendo o colarinho soldado no duto e com flange para fixação com parafusos e porcas, sem perfurar as paredes do duto, conforme ilustrado na imagem a seguir:
Destaca-se também que as portas de inspeção devem ser instaladas desde as conexões iniciais de captação dos sistemas de exaustão até a descarga na atmosfera. Portanto, elas devem ser fabricadas e instaladas seguindo rigorosos critérios de qualidade para reduzir ao máximo as possibilidades de vazamento de gordura ou outros componentes e evitar a entrada de ar pelas frestas das portas, o que pode prejudicar o desempenho dos sistemas.
O capítulo 7 do HVAC Duct Construction Standard da SMACNA traz informações sobre os tipos e vedações de portas.
As empresas associadas à SMACNA têm como referência o HVAC Systems Duct Design e seguem as normas e diretrizes vigentes, buscando sempre a segurança e o bom desempenho dos sistemas.
Autor: Eng. Ariel Gandelman
Revisão Técnica: Comitê de Artigos Técnicos SMACNA Brasil
Revisão de Texto: Ana Del Mar