Instalação de portas de inspeção

Toda a rede de distribuição de ar necessita ter acessos a parte interna para checagem e eventual manutenção. As posições onde as portas devem ser instaladas devem ser avaliadas em função do layout e a necessidade de acesso, seja para uma limpeza ou a checagem de um componente interno. A porta de inspeção ou acesso deve estar construtivamente alinhado com o tipo de duto e função do mesmo. Em caso de exaustão de poluentes existem diferentes cuidados que podem refletir na escolha do acesso, e a preocupação com um sistema de exaustão de gordura é diferente ao de um sistema de exaustão de sólidos. Estas diferenças refletem nas velocidades, pressões e consequentemente nos cuidados com o acesso. 

Processos industriais também necessitam de acesso. O especialista em HVAC deve ter o cuidado na análise para que este componente seja colocado de forma a atender as necessidades operacionais, pois são parte fundamental do projeto, mas excessos devem ser evitados porque também podem prejudicar o sistema. Elas devem ser posicionadas em locais estratégicos, permitir acesso e terem propriedades construtivas de qualidade. 

A porta de inspeção é composta por alguns componentes, conforme ilustrado na imagem a seguir:

A instalação de portas de inspeção está prevista na Norma ABNT 14.518:2020 e deve seguir as seguintes especificações:

  • Devem ter dimensões e espaçamentos mínimos que permitam a inspeção e adequada limpeza e manutenção dos dutos;
  • Dimensões mínimas de 0,15 m x 0,15 m;
  • Serem instaladas junto às conexões de dutos com mudança de direção ou variação de secção;
  • O acesso a elas deve ser mantido desobstruído;
  • Devem ser instaladas preferencialmente nas laterais ou na superfície superior dos dutos, devendo a sua borda distar no mínimo 40 mm de todas as bordas externas do duto ou das conexões;
  • Devem ser providas de juntas de vedação estanques e com material não combustível, devendo ser fabricadas em aço-carbono ou aço inoxidável, contendo o colarinho soldado no duto e com flange para fixação com parafusos e porcas, não podendo perfurar as paredes do duto, conforme imagem a seguir:

Destaca-se também que as portas de inspeção devem ser instaladas desde as conexões iniciais de captação dos sistemas de exaustão até a descarga na atmosfera. Assim, as mesmas devem ser fabricadas e instaladas seguindo um rigoroso critério de qualidade para reduzir ao máximo possibilidades de vazamento de gordura ou outros componentes e evitar a entrada de ar pelas frestas das portas, o que pode prejudicar a performance dos sistemas.

O capítulo 7 do “ HVAC Duct construction Std “da SMACNA traz informações sobres os tipos e vedações de portas.

As empresas SMACNA têm como referência o “HVAC SYSTEMS DUCT DESIGN” e seguem as Normas e Diretrizes vigentes, buscando sempre a segurança e boa performance dos sistemas.