Mitos ou verdades: ar condicionando e Corona Vírus

  1. O equipamento de Ar Condicionado está contaminado com Corona Vírus e irá espalhar a contaminação no ambiente.

A reposta é que quanto mais ventilado e ar externo houver no ambiente, haverá menor concentração de vírus no ar e o aparelho se torna um aliado na luta para conter a contaminação pois auxilia a distribuir o ar renovado.

O sistema de ar condicionado é fundamental para operar o edifício em segurança durante ou no retorno da Pandemia. Operar com elevada taxa de ar externo, filtrar o retorno, ter uma boa distribuição de ar são as principais ações a serem tomadas.

Mas em ambientes sem renovação de ar isto pode se tornar verdade e aí é melhor manter desligado o aparelho.

Em relação aos procedimentos de manutenção e limpeza, os vírus presentes no ar também passam pelo aparelho de ar condicionado. Em superfícies lisas plásticas ou metálicas os vírus sobrevivem por alguns dias. Já nos filtros, os vírus têm uma vida útil reduzida. A cada cerca de 1 h a população de vírus é reduzida a metade neste tipo de superfície, que é desfavorável para sua ocupação.

Antes de retornar às atividades, deve-se realizar uma vistoria e limpeza completa no equipamento, incluindo a troca de filtros.

Caber frisar, que neste momento se faz ainda mais importante a contratação de uma empresa qualificada para manutenção periódica e revisão dos equipamentos.

Quanto à limpeza é importante evitar o uso de água pressurizada tipo VAP para a limpeza de serpentinas e superfícies pois acabam recolocando os vírus depositados nas superfícies em forma de aerossol novamente.

O técnico também deverá estar paramentado com o uso correto de EPI’s: O uso de luvas e máscaras é primordial para que o risco de contaminação deste profissional seja mitigado.

  • Filtros não são capazes de reter o vírus pois são microrganismos muito pequenos

Na realidade os filtros são uma das mais importantes ferramentas para a contenção destes microrganismos presentes no ar.

Filtros são classificados conforme a capacidade de retenção de partículas.

Filtros de maior eficiência são capazes de reteraté 95 % dos vírus que passam por ele. Porém nem todos os sistemas são capazes de ter seus filtros alterados. É necessário verificar se o ventilador é capaz de suprir a perda de carga gerada e os efeitos de trabalhar com a vazão de ar reduzida. Além disso deve-se verificar se há não frestas entre os filtros para que não seja possível o ar “driblar” as camadas filtrantes e passar direto para o sistema.

Por isso deve-se solicitar à empresa de manutenção contratada para que avalie qual é a melhor solução a ser adotada.

Importante lembrar que os filtros utilizados nos aparelhos de ar condicionado do tipo split possuem apenas telas ou filtros de baixa classificação, que não são capazes de reter algum vírus.

Mensagem aos usuários e consumidores de ar condicionado

  1. Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado em dia, com uma empresa qualificada;
  2. Pergunte para a equipe de manutenção de ar condicionado como podemos atuar sobre o sistema existente para reduzir ao máximo os riscos de contaminação pelo ar:
  3. Aumentar a ventilação e renovação de ar;
  4. Incluir filtros de maior eficiência;
  5. Higienizar de maneira mais efetiva os equipamentos.