O cuidado com a qualidade do ar em ampliações ou reformas de hospitais ou estabelecimentos de saúde

Já abordamos em artigos anteriores da SMACNA a importância de preservar a qualidade do ar interior em todos os tipos de edificações, com destaque, especialmente por conta da Pandemia do Covid-19, em hospitais e demais centros de saúde, inclusive compartilhando as ações e medidas que devem ser tomadas, como: filtragem adequada do ar, pressão positiva vs. pressão negativa, renovação do ar adequada dos espaços, entre outras.

O artigo SMACNA dessa semana aprofunda uma importante discussão, sobre cuidados importantes que devem ser tomados em períodos de construções e reformas em hospitais e estabelecimentos de saúde, para preservar a qualidade do ar interior em todos os espaços e evitar a transmissão e contaminação cruzada pelo ar entre pacientes. Destaca-se que todos os Guias e Normas de referência para o Setor de HVAC destacam esses cuidados, sendo sempre importante avaliar os riscos envolvidos, especialmente:

  • Pacientes com baixa resistência imunológica e de saúde;
  • Procedimentos Invasivos que podem ser conduzidos nos espaços, como cirurgias;
  • Circulação da equipe hospitalar;
  • Circulação dos trabalhadores da reforma.

Em Hospitais e Centros de Saúde é muito importante tomar medidas, conforme acima citadas, de renovação do ar adequada, filtragem do ar com filtros de alta capacidade e não haver dispersão do ar de ambientes com altas chances de contaminação, mesmo em momentos de obras ou reformas. Como exemplo, em um Hospital nos Estados Unidos, durante uma reforma de dois quartos, um paciente acabou sendo contaminado e levado a óbito através de particuladosque ficaram em suspensão no ar contendo Aspergillusproveniente de um sanitário.

Destaca-se que barreiras ou paredes temporárias são importantes, mas não eliminam a necessidade de um plano estratégico e avaliação de riscos, incluindo especialmente:

  • Coordenação na construção e demolição;
  • Garantia da operabilidade Hospitalar;
  • Monitoramento da Qualidade do Ar Interior;
  • Responsabilidades de todas as equipes envolvidas, prevendo os possíveis riscos envolvidos;
  • Fluxo de pessoas;
  • Fluxo de materiais, hospitalares e da obra;
  • Uso de EPIs de qualidade pelas equipes de obra;
  • Treinamento adequado de todos os envolvidos.

Assim, é importante que o sistema condicionador da UTA (Unidade de Tratamento de AR) tenha os dutos selados evitando sua contaminação e ou circulação de ar e contaminantes, eque a área em construção ou reforma seja mantida empressão negativa, com ventilação mecânica de modo a extrair do espaço,evitando-se assim a eventual contaminação de espaços adjacentes. É indicada a utilização de Filtros mais eficientes, pelo menos 95% (ASHRAE 52.1).

Importante ressaltar que o grau de cuidado a ser tomado pode variar em função das atividades e características de cada espaço do hospital, por exemplo, maior atenção a áreas com pacientes contaminados com doenças potencialmente transmitidas pelo ar, centros cirúrgicos, que necessitam serem sempre mantidos em pressão positiva e com uma alta pureza do ar interno para evitar uma possível contaminação do paciente, entre outros, sendo necessário avaliar cada caso de forma individual e preservando as condições adequadas para cada espaço.

Interessante lembrar que, embora a revisão da NBR 7256 não aborde o período de obras em uma unidade Hospitalar ou Estabelecimento de Saúde enquanto em operação, os conceitos aqui abordados estão em concordância com o material que foi disponibilizado para consulta pública, e devem ajudar em muito no melhor entendimento da importância da correta manutenção da infraestrutura destes locais.

A presença de uma empresa tecnicamente capacitada contribui a mitigar riscos e evitar imprevistos, a SMACNA mantem seus Guias, Normas, Diretrizes e Associados atualizados para a sempre aplicação de boas práticas de engenharia.

Autor: João Carlos Correa

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e Ariel Gandelman