Projetos e instalações de ar condicionado com aprovação ANVISA

Especialmente Indústrias Alimentícias e Farmacêuticas necessitam de cuidados específicos nas operações, visando preservar a confiabilidade e segurança, mas também garantir a qualidade dos produtos a serem consumidos pelo público mais amplo. Assim, projetos e instalações de ar condicionado em estabelecimentos desse tipo requerem aprovação da ANVISA que muitas vezes pressupõem controle rígido de temperatura e umidade ambiente, além da qualidade do ar interno e muitas vezes o controle de pressão.

Com isso, ambientes de produção, processamento, envase e até mesmo armazenamento muitas vezes são tratados como “Salas Limpas” em função das necessidades dos processos relacionados, mas também das normas e diretrizes vigentes, investido cada vez mais em infraestrutura que viabilize o maior controle de contaminação, inclusive pelo ar. O atendimento às Normas e Diretrizes, incluindo ANVISA, considera uma série de requisitos, como o controle da quantidade de particulados e fluxo do ar, da temperatura e umidade dos espaços.

Dentro desse contexto, o setor de Ar Condicionado e Refrigeração (HVAC-R) é um importante parceiro, com soluções para maior eficiência energética e segurança em todas as etapas.  A criticidade das soluções e tecnologias a serem adotadas são determinadas em função das necessidades de cada produto e meio produtivo, e devem ser projetadas para cada caso em específico.

Além do controle de temperatura e umidade, podem ser adotadas soluções de pressurização, como cascatas de pressão entre ambientes, que permitem o controle do fluxo de ar, para que ambientes que necessitam de maior esterilização não tenham o ar ambiente contaminado por partículas externas. A filtragem do ar também é fundamental para a qualidade do ar interno, com uso de filtros de alta eficiência como HEPA.

A manutenção periódica e de qualidade dos Sistemas de Ar Condicionado também é fundamental, sendo necessário o estabelecimento de parceria com empresas instaladoras e mantenedoras que visem o funcionamento correto dos sistemas.

Essas ações, além de garantir a segurança e confiabilidade das operações, contribuem para a qualidade do produto final, inclusive reduzindo a necessidade de uso de conservantes e ampliando o tempo de prateleira dos produtos, uma vez que os cuidados durante a produção evitam o contato com particulados, que muitas vezes são esporos formadores de fungos e leveduras ou vírus e bactérias, que interferem na qualidade dos produtos.

No Brasil, a NBR ISO 14644 é o principal documento de referência para salas limpas, além de normativas e diretrizes da ANVISA, ASHRAE e SMACNA.

As empresas SMACNA são parceiras e desenvolvem projetos e instalações para as indústrias alimentícias e farmacêuticas, contribuindo para a segurança e eficiência dos processos industriais e para garantia da qualidade das produções.

 

Autor: Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Comitê de Artigos Técnicos SMACNA Brasil

Revisão de Texto: Ana Del Mar