Projetos e instalações de ar condicionado para salas limpas

Salas Limpas são ambientes controlados, utilizados para testes ou manufatura de produtos quando se requerem cuidados especiaispara evitar a contaminação por partículas presentes no ar, possibilitando um ambiente adequado para a execução de atividades críticas. Dessa maneira, impede-se que aconteçam modificações no produto e garante-se que ele chegue ao consumidor final com qualidade e segurança.As medidas a serem tomadas variam em função de cada caso e a criticidade das operações relacionadas a serem conduzidas.

Projetos e instalações de Ar Condicionado são fundamentais para Salas Limpas, uma vez que o controle de temperatura, umidade e qualidade do ar são os três fatores essenciais para a certificação, ou seja, quando determina-se o limite máximo de partículas e microrganismos permitidos de acordo com as normas e diretrizes de referência e que estabelecem as classes de padrão de limpeza: a sala limpa considerada mais “crítica”é a classe 1 e a mais “branda”a classe 9.

A principal Norma de referência para Salas Limpas é a ABNT NBR ISO 14644-1:2019 (Salas limpas e ambientes controlados associados).

Os Projetos e Instalações de Ar Condicionado devem considerar o controle de temperatura e umidade para evitar a proliferação de microrganismos, sendo ideal manter condições estáveis, com amplitude térmica reduzida, ao mesmo tempo em que é importante considerar condições de trabalho adequadas para os operadores (se houver). Esses ambientes costumam se pressurizados, ou seja, nas salas a pressão do ar deve ser maior do que a exterior, para que quando as portas se abram, a diferença de pressão faz com que o ar de seu interior saia e não entre ar externo para não haver contaminação do ar interno.

A qualidade do ar é fundamental, e para isso costuma-se também adotar filtros HEPA ou outros de alta eficiência, além de conduzir constantemente a renovação do ar interno.

Salas Limpas devem passar constantemente por testes para medir os contaminantes, sendo as três formas principais:Amostragem Ativa, Amostragem Passiva e Amostragemde Superfícies, sendo que as duas primeiras atestam a qualidade do ar interno, enquanto a terceira fornece informações sobre as técnicas de limpeza e desinfecção de superfícies, dos equipamentos e utensílios utilizados, bem como monitora a operação dos colaboradores durante o trabalho realizado na sala limpa.

Espaços como esses têm sido cada vez mais comuns e são adotados em todos os setores, como medicina, farmacêutica, indústria alimentícia, agronegócio, cosmética, entre outros. O investimento inicial e de manutenção resultam em maior segurança e qualidade na operação e no produto final entregue ao cliente, inclusive, por exemplo, podendo ampliar o tempo de prateleira dos produtos, o que é especialmente relevante em casos de exportação ou mesmo para o mercado interno, considerando que o Brasil tem dimensões continentais.

Conte sempre com empresas vinculadas a SMACNA para encontrar soluções eficientes e que garantam o atendimento às necessidades, segurança e confiabilidade das operações, atentando também para a eficiência energética dos Sistemas de Ar Condicionado.