Qualidade do ar interno e eficiência energética

Uma “herança” positiva do Covid-19 é a maior consciência coletiva quanto a necessidade de cuidados com a qualidade do ar em ambientes fechados.Segundo o médico e professor da Universidade de Washington e CHO(Chefe da Área de Saúde) da Amazon, Dr. Vin Gupta, “qualidade do ar interno é o maior desafio do século para edificações”. Mas não apenas grandes empresas devem se atentar para essa questão, mas também espaços residenciais, comerciais, de trabalho e lazer.

Assim, os investimentos em qualidade do ar interno devem ser mantidos e ampliados, uma vez que a qualidade de vida e saúde dos ocupantes está diretamente relacionada.Tanto é verdade, que estudos da Universidade de Harvard indicama relação entre a boa qualidade do ar interno e melhor funcionamento do sistema cognitivo,podendo aumentar a produtividade dos ocupantesem até 100%.

O Setor deHVACéfundamental nas tomadas de decisões para melhoria da qualidade do ar interno, identificando oportunidades e soluções adequadas, a depender das condições, necessidades e características construtivas de cada espaço.Algumas das possibilidades são:

  • Uso de filtros com maior grau de filtragem;
  • Instalação de Caixas de Ventilação;
  • Oportunidades de Ventilação Natural;
  • Manutenção adequada dos Sistemas de HVAC existentes;
  • Automação adequada;
  • Instalação de Sensores para monitorar a qualidade do ar interno.

Apesar do necessário investimento em qualidade do ar interno, a eficiência energética continua sendo uma meta importante do sistema. Com isso, Sistemas de Automação devidamente projetados e instalados são importantes recursos para alcançar melhores resultados em ambos os aspectos. A possibilidade de monitoramento, operação e coleta de dados em tempo real permite às equipes técnicas de manutenção e gestão conduzirem um diagnóstico mais assertivo e uma operação mais coordenada e eficiente, evitando o desperdício de recursos.

Lembramos que ainda não existem sensores ambientes para micro-organismos( ExSARS-CoV-2, H1N1, H3N2,entre  outros ), por isso utilizamos sensores de outros parâmetros (EX: CO2 ) para viabilizar o monitoramento em tempo real da qualidade do ar nas edificações. É possível monitorar asalterações inclusive com tendencias quecoloquem em risco a qualidade do ar interior. Isso possibilita uma rápida identificação do problema e, a depender, a correção pode inclusive ser conduzida de forma automática ou de forma remota.

Empresas e profissionais de referência no Setor de Ar Condicionado são parceiros na melhora da qualidade do ar interno e trazem soluções assertivas, com segurança e maior eficiência dos Sistemas.

Comitê de Artigos Técnicos SMACNA Brasil