Renovação de ar em frigoríficos e Corona Vírus

Nos últimos 30 dias tem sido frequente a mídia divulgar casos de Covid-19 em frigoríficos, por exemplo, o caso de Cabreúva (SP), onde com mais de 50 funcionários infectados com o novo Corona Vírus, o juiz mandou suspender a operação, com multa prevista de mais de R$ 1.000.000,00 por dia caso haja a abertura antes do prazo estipulado em 15 dias.

O caso do frigorífico em Cabreúva infelizmente é apenas um exemplo entre muitos outros. Inclusive, em cidades pequenas do interior há a suspeita de que a presença de frigoríficos tenha contribuído para o alastramento da doença, uma vez que a contaminação dos profissionais que trabalham nesses espaços ocorre de maneira muito rápida e crítica.

A pergunta que surge é: por qual razão os frigoríficos são espaços tão críticos para a propagação do Corona Vírus? Como sabemos, frigoríficos podem concentrar um grande número de profissionais em espaços fechados e sem renovação dear. Ou seja, em ambientes como esse, além das medidas de higiene, espaçamento entre os profissionais e testagem, é fundamental operar um sistema de renovação de ar contínuo, evitando assim o contágio pelo ar.

Todos sabemos que frigoríficos são fundamentais para a alimentação da população brasileira e tem grande relevância para a economia do país considerando tanto o consumo nacional quanto estrangeiro. Não é necessário dizer que o funcionamento desses estabelecimentos depende do cuidado para evitar a propagação do vírus, inclusive evitando a contaminação do processo.

Sendo assim, é fundamental que os frigoríficos busquem empresas qualificadas do setor de climatização e refrigeração, que possam assessorá-los na busca para as melhores soluções para cada espaço.