Retrocomissionamento

Openúltimo artigo publicado pela SMACNA abordou temas-chave relacionados ao Comissionamento, o qual acontece durante e na entrega da Obra, ou seja, desde a concepção do Projeto até o start-up do Sistema. Importante destacar que, apesar de exatamente relevante, no Brasil, ainda é pouco difundido e está em desenvolvimento.

Acontece que o mercado não é estático. Assim muitas vezes edificações cujos Sistemas de HVAC-R foram projetados e implantados pensando em uma necessidade e/ou capacidade, com o passar do tempo passam a não atender as necessidades atuais do uso imposto pela operação relacionada.

Este conceito está também relacionado ao Retrofit de Edificação, o qual vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário, e que consiste na reforma de uma edificação pré-existente, dando a ela um novo uso.

Assim, se o Comissionamento pressupõe uma obra nova, o Retrocomissionamento é uma ferramenta de identificação de oportunidades em obras já existentes. As motivações são variadas, como:

  • Manter as condições de operação do sistema conforme projetado
  • Atender novas demandas de HVAC-R
  • Uso de novas tecnologias relacionadas
  • Eficiência Energética

Do mesmo modo que no Comissionamento, o Retrocomissionamento pressupõe visitas, medições e análises em campo, utilizando instrumentos de medição de ponta e assim entender as novas necessidades relacionadas. Mas é na Gestão e Operação do Sistema, ou seja, nas lógicas de uso e acionamento dos componentes, onde normalmente estão as principais oportunidades de melhoria da performance atual.

Para que seja um Retrocomissionamento bem feito, a empresa responsável deve operar em time com a empresa mantenedora e equipe de gestão do facilitie, objetivando conhecer em profundidade o sistema atual, os desafios e as necessidades relacionadas.

Como produto final do Retrocomissionamento o ideal é que seja entregue um Relatório de Análises e Medições, apontando os resultados de medições e, principalmente, as oportunidades de melhorias e com base nele sejam feitos Projetos com o intuito de atender as adequações previstas.

O Retrocomissionamento é uma oportunidade de aperfeiçoamento, buscando aproveitar ao máximo o que já está instalado e propondo intervenções que tenham por objetivo atender as necessidades atuais, garantir a saúde do Sistema e aumentar a Eficiência Energética, muitas vezes trazendo novas tecnologias para que a instalação esteja sempre atualizada e atendendo a operação relacionada. Destaca-se que o Retrocomissionamento na maioria das vezes não pressupõe grandes intervenções, mas sim, ajustes e/ou melhorias do sistema, de modo a otimizar a eficiência do projeto, oferecendo soluções que levam em conta opayback.

A SMACNA possui diversas publicações que norteiam a condução de serviços de Retrocomissionamento com qualidade e que servem de diretriz para o sucesso dos trabalhos.