Retrofit ou Replacement em instalações de HVAC-R já existentes?

Já abordamos em artigos anteriores da SMACNA sobre instalações de Sistemas de HVAC-R, as ferramentas de identificação de oportunidades em obras já existentes, buscando: manter as condições de operação do sistema conforme projetado; atender novas demandas de HVAC-R; uso de novas tecnologias relacionadas e Eficiência Energética. Assim, seja em situações em que foi conduzido um estudo específico, ou normalmente durante a operação periódica do PMOC pelas empresas mantenedoras, oportunidades de ajustes, melhorias e adequações do sistema sempre podem aparecer.

Quando são feitos ajustes, alterações ou substituições nos Sistemas de HVAC-R já instalados, comumente chamamos de manutenção, reforma, melhoria ou adequação, englobando tudo em um mesmo termo. Mas isso não está correto: a Johnson Controls Hitachi (JCH), parceira SMACNA no chapterBrasil, tem divulgado interessantes materiais técnicos, apontando para a diferença entre Retrofit(do latim, colocar o antigo em forma, ou reforma) e Replacement (substituição), que seriam os termos corretos a serem adotados nestes casos.

Por definição, o Retrofit se refere ao aprimoramento de um sistema de HVAC-R já existente, fazendo adequações / melhorias com o objetivo de garantir a boa performance do sistema atual para que ele opere conforme o que foi projetado e atendendo às necessidades reais relacionadas. Neste caso não há alterações significativas no conceito da instalação. São exemplos de Retrofit:

  • Variação de frequência de sistemas de bombeamento
  • Adequação de rede de dutos
  • Variação de vazão de ar em função da perda de carga dos filtros
  • Substituição de fluidos frigoríficos
  • Substituição por compressores de alta performance
  • Adoção de ventiladores de vazão variável
  • Melhorias nas lógicas de Automação.

Por outro lado, o Replacementenvolve um novo projeto e uma nova instalação.Neste caso há alterações significativas no conceito da instalação, especialmente alterando o sistema de geração de frio, por exemplo de água gelada para expansão direta ou vice-versa. Importante considerar que, mesmo neste caso, componentes da instalação anterior podem ser aproveitados, como dutos e difusores.

Decidir entre Replacement (substituir) ou Retrofit (reforma) nem sempre é simples, geralmente considera-se as necessidades relacionadas, as possibilidades de investimento, custo-benefício– incluindo eficiência energética, payback, possibilidades de substituição ou reforma vs. a necessidade de manter o sistema operante, qualidade da manutenção e idade da instalação.

De maneira geral, não existe solução única, deve-se sempre considerar as especificidades de cada instalação e as condições e necessidades relacionadas. Mas é importante sempre considerar que ambas as soluções são possibilidades de melhoria do sistema, aumentando a performance e adequando às necessidades reais relacionadas, sempre buscando soluções sustentáveis, considerando o meio ambiente, eficiência energética, custo da instalação / operação e possibilidades de manutenção adequada.

Empresas instaladoras e mantenedoras com a qualidade SMACNA são parceiras de seus clientes e sempre buscam nas suas atuações identificar oportunidades com o objetivo de manter a qualidade, eficiência e performance das instalações.

Autores: Ariel Gandelman e João Carlos Antoniolli

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa

Smacna Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.