Revista

A Pandemia do vírus Sars-CoV-2 (COVID-19) impactou profundamente a vida cotidiana, incluindo a adoção de novas práticas, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Na ocupação das edificações o impacto não foi menos relevante. Com o desenrolar da Pandemia, Organizações de referência para o setor de Ar Condicionado, como a ABRAVA, ABNT, ANVISA, ASHRAE, REHVA e SMACNA, desenvolveram diretrizes para o uso adequado de Sistemas de HVAC, visando preservar a saúde dos ocupantes de edificações. As diretrizes desenvolvidas estão em consonância com o conhecimento científico alcançado no período, especialmente sobre a necessidade de renovação de ar adequada dos espaços ocupados, diminuindo os riscos de contaminação pelo vírus.

Dentre as edificações, Hospitais são aqueles com risco mais eminente para os ocupantes: concentram pacientes contaminados com Covid-19, a carga viral nos ambientes podealcançar altos níveis e a adoção de medidas de distanciamento social podem ser mais desafiadoras.

Desta forma, a adoção de medidas de redução de risco de contaminação é especialmente relevante, considerando que é fundamental a preservação da saúde das equipes médicas, de enfermagem e demais funcionários dos hospitais, além de pacientes que necessitam estar nesses espaços, mas que não estão contaminados pelo vírus Sars-CoV-2.

Neste artigo, a SMACNA – Chapter Brasil apresenta um resumo das principais ações a serem tomadas por gestores e equipes de facilitiesem ambientes hospitalares relacionadas aos Sistemas de HVAC.

Por princípio, é importante considerar que as normas para Sistemas de HVAC em ambientes hospitalares no Brasil são rígidas e, em geral, hospitais tendem a ter sistemas de Ar Condicionado robustos e que têm potencial de atender as diretrizes aqui relacionadas. A depender de cada instalação implantada, adequações mais profundas nos sistemas de HVAC podem ser necessárias. São elas:

  • Garantir a renovação de ar adequada dos espaços ocupados;
  • Garantir a Cascata de Pressão do Ar (Pressão Negativa e Pressão Positiva) para evitar contaminações cruzadas. Manter em Pressão Negativa os ambientes ocupados por pacientes infectados com Covid-19;
  • Filtragem adequada do ar ambiente;
  • Manutenção preventiva e corretiva adequada e periódica dos Sistemas de Ar Condicionado, conduzidas por empresas especializadas do Setor de HVAC;
  • Solicitar às empresas parceiras de Manutenção de Sistemas de HVAC ou empresas terceiras, que prestem assessoria na análise completa dos Sistemas de Ar Condicionado para verificar se estão em conformidade com as diretrizes e normas das organizações de referência para orientar as adequações.

Dentre todas medidas acima destacadas, a renovação de ar adequada dos espaços ocupados é a primeira e mais importante. A contaminação pelo vírus Sars-CoV-2 pelo ar já foi comprovada e, em geral, surtos de contaminação costumam ocorrer em espaços fechados. Em hospitais, a renovação de ar costuma ser mecânica, por exemplo, adotando caixas de ventilação com filtros.É necessário atenção especializada para verificar se os Sistemas relacionados estão operando de forma adequada e se atendem todas as áreas ocupadas.

As áreas ocupadas por pacientes com Covid-19 devem ser mantidas em pressão negativa, impedindo que o ar das salas se espalhe para ambientes adjacentes, como corredores, halls, espaços vizinhos e principalmente áreas de pacientes não infectados com Covid e a recepção do Hospital.

Normalmente, visando a qualidade do ar interior, Sistemas de Ar Condicionado costumam operar em pressão positiva, ou seja, o ar é captado externamente, filtrado e insuflado para dentro do ambiente, fazendo com que a pressão interna seja maior do que a pressão atmosférica (externa), forçando a saída do ar por portas, janelas e frestas existentes. Na pressão negativa a ser adotada, o ar interno da sala é removido de forma mecânica por um ventilador, é filtrado e rejeitado para fora do edifício.

A filtragem do ar é especialmente importante para garantir a qualidade do ar interior. Muito conhecimento técnico tem sido aplicado para o desenvolvimento de filtros com cada vez maior capacidade de filtragem. Filtros do tipo HEPA são aqueles que conseguem filtrar melhor partículas extremamente pequenas e invisíveis aos olhos humanos. Porém, se para a qualidade do ar interior filtros de alta capacidade são ideais, nem todos os Sistemas de Ar Condicionado comportam esse tipo de filtragem, uma vez que, quanto maior essa capacidade, maior a perda de carga imposta aos Sistemas de Ar Condicionado. Assim, o filtro a ser adotado deve considerar as limitações existentes nos Sistemas de HVAC instalados, selecionando o melhor filtro possível para cada caso, ou realizando adequações para permitir a adoção destes filtros de maior eficiência.

Com a Pandemia, diversas tecnologias de desinfecção do ar ganharam notoriedade, como a adoção de lâmpadas UV-C. Porém, destaca-se que adotar de forma exclusiva essas soluções não é suficiente. A renovação do ar adequada e a adoção de filtros de alta eficiência são as medidas mais importantes e seguras para evitar a contaminação pelo ar em ambientes fechados, além obviamente do uso de EPIs de alta eficácia como máscara PFF2. Hospitais que adotam tecnologias desse tipo costumam ter projetos de Sistemas de HVAC de alta complexidade e, por exemplo, a lâmpada UV-C está associada ao uso de filtros especiais em baterias, alta taxa de renovação de ar, sendo a lâmpada UV-C um adendo, não sendo nunca a principal fonte de descontaminação dos espaços, assim como outras tecnologias disponíveis.

Por último, um ponto fundamental e nem sempre cuidado com a devida atenção é a manutenção preventiva e corretiva adequada dos Sistemas de Ar Condicionado. É fundamental a contratação de empresas especializadas que desenvolvam um PMOC adequado para cada equipamento e que adotem as diretrizes e normas estabelecidas pelas Organizações de referência.

O estabelecimento de uma boa parceria com empresas especializadas possibilita não apenas o bom funcionamento e maior vida útil dos equipamentos, mas também redução de custos com manutenções corretivas que costumam ser mais onerosas e, fundamental, contribuem na saúde das edificações e dos ocupantes, favorecendo a qualidade do ar interior, assunto que ganhou tanto destaque em função da Pandemia que estamos passando, mas que pode ser uma herança positiva de todo esse período difícil que vivemos.

Empresas associadas a SMACNA são referência no setor e estão sempre à disposição para contribuir com o mercado, garantindo bom atendimento e qualidade nas ações adotadas, sempre com segurança e conhecimento sólido.