Controle de ruídos em sistemas de ar condicionado

Muitas vezes, quando ocupamos ambientes climatizados, conseguimos ouvir ruídos característicos de fundo, originados nos sistemas de ar condicionado. Interessante observar que, mesmo quando os ruídos são imperceptíveis (ou quase imperceptíveis), quando desligamos o equipamento de ar condicionado, seja em um sistema central ou até mesmo um equipamento individual, temos uma sensação de alívio.

Equipamentos ou sistemas de ar condicionado podem ser fontes de ruídos em edificações, e até mesmo para comunidades adjacentes, influenciando o bem-estar dos ocupantes ou residentes do entorno.  A seleção dos equipamentos mecânicos e a escolha dos locais de instalação devem levar em consideração os possíveis impactos sonoros relacionados.

Importante ressaltar que não somente os equipamentos de HVAC podem gerar ruídos por si, mas também a passagem de água ou ar por tubulações ou dutos podem provocar ruídos ou vibrações mecânicas, que propagam sons nos espaços ocupados. Conforme o Capítulo 49 do 2019 ASHRAE Handbook – HVAC Applications, ruído é todo aquele som que não é desejado, e que pode causar incômodo.

Assim, todos os equipamentos e componentes que constituem os sistemas de ar condicionado podem produzir som em suas operações (como ventiladores, compressores e rotores) assim como o fluxo de ar através e ao redor deles (como dutos, difusores, registros e tubulações). Além dos componentes dos sistemas de ar condicionado, as vibrações e o próprio ar, em contato com outros componentes das edificações, também podem gerar som, como piso e paredes, que pode ser ampliado ou atenuado em função dos materiais utilizados e dos níveis possíveis de isolamento.

A imagem a seguir, extraída do capítulo 49 do 2019 ASHRAE Handbook – HVAC Applications, demonstra que, em um ambiente com sistema de ar condicionado, as fontes de som podem ser muitas. A depender do volume alcançado, os ocupantes passam a perceber como ruído, ou seja, sons não desejados, todos aqueles que impactam seu bem-estar e também o bom desempenho de suas atividades diárias, de trabalho, de  estudo, entre outras.

Existem diferentes escalas e ferramentas de medição de ruídos. A escala mais utilizada é o DB(a), que pode ser obtida utilizando decibelímetros, como estes da figura abaixo. A correta medição e análise de ruído é extremamente complexa, e deve ser feita por um profissional especialista no assunto.

Conforme normas brasileiras, o nível de ruído aceitável varia em função do tipo de ambiente e do tempo de exposição. Por exemplo: em um espaço fabril, os níveis aceitáveis são mais altos, e atenuados dentro do possível através de EPIs. Por outro lado, em espaços de lazer, escolas, universidades, hospitais, escritórios, entre outros, as necessidades de controle de ruído são altamente necessárias.

Assim, é muito importante adotar boas práticas de engenharia na instalação de sistemas de ar condicionado, seguindo as normas e diretrizes da ABNT, ASHRAE e SMACNA, e também os manuais de fabricantes dos equipamentos. Isto se faz necessário desde a concepção do projeto e seleção dos equipamentos até o final das instalações, incluindo as etapas de comissionamento. 

 

Um processo integrado na concepção da obra, envolvendo arquitetos, projetistas, instaladores e, inclusive, consultores de acústica, possibilita uma instalação mais eficiente e adequada, prevenindo interferências e diminuindo inclusive as chances de geração ruídos desconfortáveis aos ocupantes. 

As empresas parceiras da SMACNA estão sempre disponíveis para atender a seus clientes com o conhecimento necessário para instalações eficientes, e que contribuam com o bem-estar dos ocupantes.

 

Autores: Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Comitê de Artigos Técnicos SMACNA Brasil 

Revisão de Texto: Ana Del Mar