A envoltória de edificações são todos os elementos que estão acima do nível do solo e com contato com o exterior, sendo o conjunto formado pelas fachadas e pela cobertura de uma edificação. Em geral compõem a envoltória paredes, janelas, portas e telhados. As envoltórias são responsáveis por:
- Controlar o fluxo de calor para dentro das edificações;
- Controlar o fluxo de ar interno – ;
- Impedir a penetração de água (especialmente da chuva);
- Controlar a formação de vapores ou condensações;
- Controlar a incidência de luz e sol;
- Evitar que sons e barulhos externos sejam escutados no interior das edificações;
- Prevenir contra incêndios;
- Ser duráveis;
- Permitir manutenções e consertos;
- Ser esteticamente agradáveis;
- Ser econômica;
- Ser sustentáveis.
A escolha dos materiais, soluções e design das envoltórias deve envolver um time multidisciplinar. O objetivo é que as escolhas feitas tragam maior conforto aos usuários ou ocupantes das edificações, adotando soluções construtivas que reduzam a necessidade de consumo de energia e demanda de sistemas complementares, como ar condicionado, possibilitando construções mais eficientes e sustentáveis.
Com a demanda cada vez mais crescente por eficiência energética e a necessidade de adoção de soluções sustentáveis, inclusive para atender a Normas e Leis que variam em cada país, a atenção às envoltórias das edificações é cada vez maior.
No Brasil, há certificações internacionais, como o Green Building Council, que têm sido cada vez mais difundidas e requisitadas pelos clientes finais no momento de incorporação e construção das edificações. Edificações comerciais devem também atender ao Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética (RTQ-C), aprovado em junho de 2009, e que se baseia na avaliação de três requisitos principais: o desempenho térmico da envoltória do edifício; a eficiência e potência instalada do sistema de iluminação; e a eficiência do sistema de condicionamento do ar.
É referência no país também a ABNT NBR 15.575-4: 2013, Edificações habitacionais — Desempenho. A Parte 4 é sobre Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas — SVVIE.
Para que as envoltórias sejam realmente efetivas, as tomadas descrições devem considerar cálculos complexos, como condução de calor dos materiais, absorvância, transmissão
Autor: Eng. Ariel Gandelman
Revisão Técnica: Comitê de Artigos Técnicos SMACNA Brasil
Revisão de Texto: Ana Del Mar