Simulação computacional em sistemas de HVAC

O desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura tem migrado cada vez mais do 2D para o 3D, em softwares cada vez mais completos e que permitem a criação de modelos interativos, com a possibilidade de visualizar a edificação e as suas características construtivas, assim como as previsões de instalação de todas as disciplinas complementares, como HVAC. A migração do 2D para o 3D facilitou o acesso a softwares que permitem o desenvolvimento de simulações computacionais, contribuindo, quando bem parametrizados, para prever situações importantes como, no caso do HVAC, o conforto térmico, a distribuição do ar no ambiente, eventuais formação de bolsões de calor, entre outros.

Softwares de simulação computacional não são uma novidade, mas a adoção de softwares de engenharia que permitem a modelagem 3D pelo público mais amplo, como empresas de projetos, construtoras e instaladoras, possibilitou que a simulação computacional seja um recurso possível, seja pelo fato do próprio software utilizado para projetar já permitir algum tipo de simulação, seja pelo fato dos modelos construtivos poderem ser migrados para softwares de simulação mais robustos.

Em projetos de alta complexidade, a adoção de recursos de simulação computacional pode trazer informações importantes para o projetista, instalador e cliente final, sendo a simulação uma possibilidade de projetar um modelo computacional de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação. Assim, é possível:

  • Entender o comportamento do sistema;
  • Construir teorias e hipóteses considerando as observações conduzidas;
  • Prever o comportamento futuro.

Destaca-se que em simulações computacionais um fator básico é, além da modelagem adequada, a parametrização do software corretamente. Se não houver o conhecimento necessário, a simulação conduzida não representará a realidade e pode levar a erros em tomada de decisões pelas partes envolvidas. Assim, é necessário não apenas um conhecimento profundo do sistema projetado, das necessidades do cliente, como também do uso do software.

Com a utilização deste recurso é possível que o cliente visualize junto com o especialista o comportamento do ar no ambiente. Em projetos de refrigeração,a adoção de ferramentas de simulação computacional podem ser relevantes mesmo em um projeto mais simples de câmara fria.

Empresas SMACNA buscam estar sempre na vanguarda de adoção de novas tecnologias para desenvolver projetos e instalação cada vez mais complexas e com segurança na operação. O Standard “SMACNA CAD” é um material de referência no setor e é uma importante fonte a ser consultada para quem quiser saber mais sobre esse assunto.

Autor: Eng. Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa