Sistemas de ar condicionado: a evolução dos equipamentos de expansão direta

Seguindo a série de artigos sobre os princípios básicos dos sistemas de ar condicionado, esta semana abordamos um tipo de sistema presente na maioria das instalações de ar condicionado:

  • A Expansão Direta

Conforme o primeiro artigo da série, sobre o conceito fundamental da refrigeração, explicamos que os sistemas básicos são formados por 4 elementos principais:

  • Compressor
  • Condensador
  • Dispositivo de Expansão
  • Evaporador

O equipamento pioneiro no ar condicionado de conforto que passou a fazer parte das casas e escritórios foi o ar condicionado de janela, o ACJ. Nele, todos os 4 elementos de refrigeração estão juntos dentro de uma mesma carcaça, de forma compacta, que rejeita calor pela parte do gabinete que fica do lado externo e esfria o ar ambiente recirculando o ar interno pela parte frontal .

A principal característica do ACJ é a facilidade de instalação, basta abrir a parede colocando parte do equipamento para fora e ligar na tomada . É um equipamento tipo plug-play, apenas ligar na tomada é o suficiente para funcionar. A única dificuldade é preparar um suporte na janela ou parede com fundo para o ambiente externo para receber o equipamento, o que envolve uma certa intervenção de obra civil.

A maior limitação do ACJ é a necessidade de ser instalado em grandes abertura ,fazendo fronteira com uma parede externa

O Split, que leva esse nome que traduzido do Inglês significa dividido possui os elementos fundamentais separados em duas partes, tendo a Unidade Interna (Evaporadora) e Unidade Externa (Condensadora).

Pelo fato de a Unidade Evaporadora ser instalada no ambiente interno e a Unidade Condensadora no ambiente externo, conectadas por linhas de refrigeração e cabos de conexão elétrica, é possível uma maior flexibilidade na instalação, ou seja, a unidade interna pode ser instalada em diferentes lugares  no ambiente e não exclusivamente na parede com face externa, como no caso do ACJ. Étambémmenos ruidoso do que o ACJ pois o compressor esta interno ao gabinete do condensador , podendo ficar distante do ambiente beneficiado .

Quase simultaneamente a difusão dos equipamentos Tipo Split houve uma evolução importante no tipo de compressor que passou a ser do tipo Scrow ao invés do alternativo , com menores menoresníveis de ruido e maiores eficiências .

Equipamentos do tipo Split são individuais, ou seja, uma Unidade Evaporadora para cada Unidade Condensadora, com limite máximo de distância de tubulação para conectar a duas unidades, que pode variar em função de cada fabricante.

O Multi Split surgiu na sequência ao Split, utilizando tecnologia semelhante, mas permitindo que uma única Unidade Condensadora se conecte a até cinco Unidades Evaporadoras, diminuindo o espaço necessário para a instalação de Condensadoras.

No Multi Split já há mais elementos eletrônicos na Unidade Condensadora, o que pode tornar um pouco mais complexa a manutenção. Assim, se a Unidade Condensadora apresenta algum defeito, todo o sistema de climatização relacionado falha, ou seja, não há independência na operação como no caso do Split.

O equipamento multisplit temos uma só condensadora para varias evaporadoras, mas cada evaporadora deverá ter sua rede frigorifica ate a unidade externa . Limitações de distância e instalação e a rápida chegada ao mercado do sistema com fluxo de refrigerante variável ocuparam as demandas que este equipamento visava atender.

O equipamento de climatização VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável) fez com que as instalações com expansão ( direta ) a gás ficassem mais próximas das instalações com  distribuição através da agua gelada , semelhante ao Multi Split, com uma única condensadora (unidade externa) conectada a várias evaporadoras (unidades internas). A vantagem do VRF em relação ao Multi Split é que uma única Unidade Condensadora pode ser conectada a dezenas de Unidades Evaporadoras, utilizando uma rede frigorifica única que interliga todos os equipamentos . Este equipamento trouxe também inovações  tecnológicas , aumentando o limite de distancia para instalação , diminuindo o nível de ruido e aumentando a eficiência pois  simploriamente o compressor Scrow recebeu um variador de frequênciae um grande recurso de automação .

O VRF apresenta vantagens de Eficiência Energética pois possui alguns recursos de variação de capacidade inteligente.

A seleção do tipo de equipamento utilizado para a montagem de uma climatização usando sistemas de Expansão Direta deve-se levar em conta diversos fatores,tais como :custo benefício, Ciclo de vida ,segurança , limitações físicas e a expectativa do CLIENTE . Conte sempre com empresas SMACNA para ter o suporte técnico adequado nesse processo.

Autor:Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa