Sistemas de ar condicionado em ambientes hospitalares

Ambientes Hospitalares e demais Centros de Saúde exigem atenções especiais relacionadas aos Sistemas de Ar Condicionado, especialmentevisando preservar a qualidade do ar interior em todos os espaços, sendo sempre importante avaliar a criticidade envolvida em cada ambiente, como:

  • Necessidades especiais de controle de temperatura e umidade;
  • Presença de pacientes com baixa resistência imunológica e de saúde ou de pacientes com doenças contagiosas;
  • Procedimentos Invasivos que podem ser conduzidos nos espaços, como cirurgias;
  • Circulação da equipe hospitalar e demais funcionários;
  • Circulação de pacientes e visitantes.

Assim,além do conforto térmico dos ocupantes, é especialmente importante considerar a renovação de ar adequada, a filtragem do ar com filtros de alta capacidade e não haver dispersão do ar de ambientes com altas chances de contaminação para outros espaços. Todas essas medidas devem ser mantidas em todos os momentos, e a parceria com empresas mantenedoras e de instalação especializadas é fundamental.

Em momentos de obras ou reformas nos Sistemas de Ar Condicionado, a atenção deve ser dobrada para evitar riscos à saúde dos ocupantes. Assim, barreiras ou paredes temporárias são importantes, mas não eliminam a necessidade de um plano estratégico e avaliação de riscos, incluindo:

  • Garantia da operabilidade hospitalar;
  • Monitoramento da Qualidade do Ar Interior;
  • Prever os possíveis riscos envolvidos;
  • Controlar o fluxo de pessoas, de materiais hospitalares e de obra;
  • Uso de EPIs de qualidade pelas equipes de obra;
  • Treinamento adequado de todos os envolvidos.

Por exemplo, durante uma reforma ou manutenção dos Sistemas Centrais de HVAC é importante que ossistemastenham os dutos selados, evitando assim a contaminação ou a circulação do ar e contaminantes indesejados, que as UTAs (Unidades de Tratamento de Ar) sejam lacradas eque a área em construção ou reforma seja mantida empressão negativa, com ventilação mecânicapara extrair ar do espaço. É indicada a utilização de filtros de alta eficiência, de pelo menos 95% (ASHRAE 52.1).

Importanteressaltar que o grau de cuidado a ser tomado pode variar em função das atividades e características de cada espaço do hospital, considerando as criticidades e necessidades envolvidas, sendo necessário avaliar cada caso de forma individual e preservando as condições adequadas para cada espaço.

A revisão da NBR 7256 -publicada em Agosto de 2021 – aborda em profundidade os conceitos aqui abordados e contribui para o melhor entendimento de todas as equipes envolvidas sobre a importância da correta manutenção da infraestrutura destes locais.

Com a crise hídrica e os aumentos substanciais nos custos de energia, e que os Sistemas de Ar Condicionado podem corresponder a cerca de 35% a 80% do consumo de energia de uma edificação assistencial de saúde, é fundamental a identificação de oportunidades e eficiência energética e evitar o desperdício de recursos. Para isso, a presença de uma empresa parceira especialista em HVAC e tecnicamente capacitada contribuiparao bom funcionamento dos Sistemas, segurança das operações, qualidade de vida e saúde dos usuários e economia de recursos.

A SMACNA, além de prover empresas desta capacidade técnica, também mantem seus guias, normas, diretrizes e associados atualizados para a sempre aplicação de boas práticas de engenharia.

Comitê de Artigos Técnicos SMACNA Brasil