No artigo da semana passada, apresentamos quatro tipos de equipamentos de ar condicionado (Ar Condicionado de Janela, Split, Multi Split e VRV/VRF) com Sistema de Expansão Direta. Continuando a série sobre os princípios básicos dos sistemas de ar condicionado e dando seguimento ao tema de Sistemas de Ar Condicionado de Expansão Direta, apresentamos neste artigo outros quatro tipos de equipamentos de climatização que utilizam esse tipo de Sistema:
O Rooftop foi o primeiro Sistema de Ar Condicionado Central, que surgiu antes do Multi Split e VRV/VRF. Como curiosidade, ele surgiu primeiramente nos EUA, como solução de climatização para uma edificação residencial, na década de 1940.
O Rooftop tem composição muito similar ao Ar Condicionado de Janela, com os mesmos componentes, mas em dimensões muito maiores. O equipamento deve ficar localizando em ambiente externo e o insuflamento para os ambientes é feito de forma dutada, com grelha ou difusor dedicado para cada espaço. O rejeito de calor é feito diretamente no ar ambiente, onde o equipamento está localizado.
Observa-se que equipamento desse tipo exigem espaços consideráveis e ele não realiza o controle de temperatura individualizado em cada ambiente.
O Self de Condensação à Ar surgiu na sequência do Rooftop e tem como principal vantagem ter muito mais possibilidades de instalar o equipamento em relação ao espaço físico necessário. Equipamentos do tipo Self são compostos por duas partes, o Self, que pode inclusive ser instalado em ambientes internos (com tomada de ar externo) e a Condensadora Remota, que precisa ser instalada em ambientes externos, mas que tem dimensões bastante reduzidas, não necessitando de grandes espaços para a instalação.
Ambas as partes se conectam por duas tubulações frigorígenas, conforme ilustração a seguir:
- Descarga do Compressor
- Linha de Líquido
Assim como no Rooftop, o insuflamento para os ambientes é feito de forma dutada, com grelha ou difusor dedicado para cada espaço.
Também é possível utilizar um Self para cada espaço climatizado e assim alcançar o controle de temperatura individual para cada ambiente.
O Self de Condensaçãoá Água surge como uma opção ao Self de Condensação à Ar e tem como principal vantagemnão necessitar de vários condensadores remotos em instalações com muitos Selfs, uma vez que o Sistema é composto por um conjunto de Self’s conectado a uma única Torre de Resfriamento, que deve ser instalada em espaço externo para rejeição de calor, conforme ilustração a seguir:
As conexões também são mais simples. Neste caso são utilizadas tubulações hidráulicas, ao contrário das tubulações de cobre de refrigeração. Cada Self se conecta à Torre por um par de tubos:
- Água resfriada pela Torre de Resfriamento em direção aos Self’s
- Água aquecida pelos Self’s retornam para a Torre de Resfriamento
Por ser um Sistema fechado, é muito importante preservar a qualidade da água da Torre de Resfriamento, conduzindo manutenções periódicas e tratamento de qualidade da água.
Por último, o Splitão é uma evolução do Self Condensação á Água. Assim como o Self, ele permite controle individual de temperatura e não exige grandes espaços para instalação.
O Splitão é composto por duas partes, conforme ilustração a seguir, conectadas por tubulação frigorígena de maior diâmetro:
- Unidades Condensadoras
- Unidades Evaporadoras
As unidades Condensadoras devem ser instaladas em ambientes externos e as Unidades evaporadoras nos ambientesinternos.
É uma vantagem do Splitão que o compressor, diferente do Self, não está no ambiente interno, e sim junto ao condensador no lado externo, uma vez que é um componente que demanda manutenção e quepode produzir ruído.
Há no mercado Splitões com compressores variáveis, inclusive do tipo VRF, o que permite maior eficiência energética e versatilidade das instalações. Houve também evoluções significativas nos evaporadores, inclusive na eficiência de ventilação, o que permite uma grande rede de dutos, com boa distribuição do ar.
Equipamentos da família de expansão direta como o Rooftop, Self, e Splitão permitem grande versatilidade de instalações de ar condicionado. Conte com as empresas associadas SMACNA para a seleção do melhor sistema ou modernização de sistemas existentes.
Autor:Ariel Gandelman
Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa