SISTEMAS DE AR CONDICIONADO PARA HOTÉIS

Sistemas de Ar Condicionado para Hotéis

 

Hotéis são edificações com características únicas, sempre distintas entre si, sendo construções verticais ou horizontais com padrões, tipo de ocupação e necessidades distintas. Porém, do ponto de vista de Sistemas de Ar Condicionado para hotéis, há diversas similaridades, especialmente considerando conforto térmico dos ocupantes, confiabilidade da operação, facilidade na manutenção, vida útil longa dos equipamentos, possibilidade de modernização dos sistemas, qualidade do ar interior e eficiência energética.

 

Conforme o ASHRAE Handbook 2019, Projetos e Instalações de HVAC para Hotéis devem considerar que:

  • Cada quarto atendido por sistema de HVAC deve ter controle individual de temperatura, ventilação e, se necessário, aquecimento e desumidificação, possibilitando assim o conforto térmico adequado de todos os hóspedes;
  • Nem todos os espaços do hotel são sempre ocupados ao mesmo tempo. Assim, para que haja maior eficiência energética, o sistema de HVAC deve prever a possibilidade de funcionar em cargas parciais, considerando a ocupação dos ambientes;
  • As cozinhas de hotéis podem necessitar de sistemas robustos de exaustão para atendimento às normas de conforto térmico dos ocupantes e para evitar odores de gordura;
  • Deve-se prever um sistema de renovação de ar ou exaustão adequado e individual para cada ambiente, conforme as normas e diretrizes vigentes.

Além das necessidades acima apontadas, as tomadas de decisão quanto às soluções a serem adotadas em HVAC devem envolver equipes multidisciplinares, que atuarão desde a elaboração do projeto. É importante considerar também aspectos como custo-benefício, atendimento às Normas e legislações relacionadas, características arquitetônicas e estéticas, condições climáticas locais além do baixo ruído, especialmente em dormitórios, uma vez que podem atrapalhar a experiência dos usuários.

Adicionalmente, considerando que normalmente os quartos de hotéis são ambientes pequenos, e com o uso cada vez maior de sistemas de expansão direta de grande porte (VRF), faz-se necessária a preocupação e adequação de medidas de segurança em projeto contra a concentração em excesso de fluído refrigerante para o  caso de um eventual vazamento.

Com a Pandemia do Covid-19, a qualidade do ar interno foi especialmente destacada, apontando para a necessidade de renovação do ar adequada em espaços fechados ocupados. É fundamental que os sistemas de HVAC em hotéis atendam a essa necessidade.

A manutenção adequada é especialmente importante, uma vez que o bom funcionamento dos sistemas de HVAC é fundamental para a operação dos hotéis, considerando não apenas o conforto térmico dos ocupantes, mas também a qualidade do ar interior e a segurança da ocupação. Assim, é necessário equipes mantenedoras experientes, que elaborem um Plano de Manutenção (PMOC) adequado, e que garantam a confiabilidade dos Sistemas.

A parceria com projetistas e empresas mantenedoras de confiança e com alta experiência, como são àquelas vinculadas a SMACNA Brasil, garantem a possibilidade de identificação de oportunidades de eficiência energética e menos manutenções corretivas, gerando ganhos com menores custos para as redes hoteleiras, além de contribuir com a experiência dos hóspedes.

 

Autor: Eng. Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Comitê de Artigos Técnicos SMACNA Brasil

Revisão de Texto: Ana Del Mar