Sistemas de ar condicionado: princípio básico de refrigeração

Existem diversos tipos de sistemas e tecnologias de ar condicionado disponíveis no mercado, e é importante que possamos entender os princípios básicos e as diferenças mais relevantes entre eles.

O ar condicionado moderno, como conhecemos hoje, foi inventado em 1902, há quase 120 anos, mas na realidade ele constitui a base para todos os sistemas.

A grande maioria dos equipamentos de climatização, ou seja: um chiller ultra-moderno, um sistema Split ou ate mesmo uma geladeira, compartilham o mesmo princípio básico de refrigeração:

Este princípio se baseia em 04 elementos principais:

Compressor

  • Transforma vapor em baixa temperatura e baixa pressão para vapor quente em alta pressão
  • Movimenta o fluido

Condensador

  • Responsável por rejeitar o calor do ambiente refrigerado
  • Transforma o fluido no estado vapor para o estado líquido, mantendo a mesma pressão

Dispositivo de Expansão

  • Responsável pela “mágica do resfriamento”, é onde são alcançadas as temperaturas baixas necessárias para o sistema;
  • Transforma o fluido líquido em alta pressão e alta temperatura para baixa pressão e baixa temperatura, mantendo o estado líquido ( em geral com uma pequena parcela de vapor)

Evaporador

  • É o elemento que temos contato dentro do ambiente climatizado. Responsável por resfriar o ar, realiza a troca de calor entre o fluido do sistema e o ar ambiente. Este calor trocado acaba mudando o estado físico do fluido no estado líquido para vapor, o que dá o nome de evaporador a este elemento.

Com base no princípio básico algumas diferenças são possíveis, e para cada uma destas variações tecnológicas podemos ter nomes diferentes . Por exemplo, se o evaporador que esfria o AR recebe o frio diretamente do gás refrigerante chamamos de expansão direta.

Se o gás refrigerante esfria um fluido intermediário como por exemplo a agua e este novo fluido será responsável por levar este frio ate o Evaporador, este sistema passa a ser chamado de expansão indireta, pois aí é a água que vai até o evaporador que ira climatizar o AR .

Assim também sobre a forma construtiva dos equipamentos de ar condicionado. Alguns aparelhos combinam os 04 componentes básicos de refrigeração no mesmo gabinete, como por exemplo os Ar Condicionado Janela ou Rooftop. Outros separam as Unidades Condensadoras dos Evaporadoras, aí passam a ser chamados de split quando o compressor estiver no Condensador ( Gabinete externo ) e Condensador remoto quando o compressor estiver dentro da Evaporadora ( Gabinete interno ) .

Durante as próximas semanas, a SMACNA irá apresentar uma série de artigos com mais detalhes sobre as tecnologias e diferenças existentes entre os sistemas de ar condicionado.

A SMACNA é referência mundial em diretrizes acerca da instalação de sistemas de ar condicionado e ventilação. Esteja sempre atendo às nossas publicações técnicas e aos trabalhos realizados pelas empresas associadas.

Autor: Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa