Sistemas de exaustão para sanitários e vestiários

Sanitários e vestiários são ambientes que necessitam de sistemas de exaustão adequados para garantir a qualidade do ar interno nesses espaços e nos ambientes adjacentes. Além disso, contribui-se também para o controle de odores. Para isso, a ASHRAE 62.1 e a ABNT 16401-3 são as normas de referência. A REHVA (Federação Europeia de HVAC-R) também tem diretrizes importantes nesse sentido.

As soluções de exaustão são múltiplas e devem ser projetadas em função do tamanho e condições arquitetônicas de cada um desses ambientes. Por vezes, a solução pode ser mais simples, com a instalação de um simples exaustor. Por outro lado, podem ser necessários sistemas mais completos, com instalação de conjuntos formados por exaustor, dutos e grelhas, lembrando que em vestiários o ar exaurido possui alta umidade e poluentes. Para sanitários e vestiários é uma boa prática considerar uma grelha de captação para cada bacia, mictório ou chuveiro.

Quando se adotam sistemas mais completos como o acima citado, (com exaustão mecânica), deve-se ainda avaliar o caminho do ar e a necessidade de um ventilador para trazer ao ambiente parte do ar que deverá ser exaurido. Os locais de exaustão e de captação de ar, devem ser escolhidos através de critérios técnicos, para que dessa forma, o sistema implantado seja eficaz e atenda as normas.

Em resumo, o objetivo é, além de garantir a qualidade do ar nesses espaços, proteger a contaminação dos espaços adjacentes, uma vez que nesses ambientes há a circulação de partículas contaminadas, que inclusive, podem causar doenças aos ocupantes. O que se espera é manter esses locais em pressão negativa, evitando a circulação do ar contaminado para outros ambientes de entorno. Por outro lado, pode ser necessária a reposição de ar externo, seja por frestas ou venezianas, ou até mesmo através de sistemas mecânicos, garantindo a renovação de ar.

Infelizmente é comum encontrarmos estes ambientes com sistemas consumindo energia sem promover a higienização adequada. Para garantir um bom funcionamento é necessário manter a manutenção e limpeza do sistema em dia, atentando-se para a troca de filtros (quando houver), garantindo que a perda de carga esteja dentro dos parâmetros de projeto.

Durante a pandemia a operação controlada independentemente da permanência de pessoas no recinto foi adotada como forma de mitigar o risco de contaminação. O acionamento de exaustor intertravado com a iluminação do espaço, devem ser limitados a sanitários menores para que possam ser efetivos.

As empresas SMACNA estão sempre atentas para o bem-estar e saúde dos ocupantes, sendo parceiras de seus clientes para buscar soluções que estejam em consonância com as Normas e diretrizes vigentes.

Autor: Ariel Gandelman

Revisão Técnica:Felipe Raats Daud, João Carlos Correa e Fábio Santos