Soluções de HVAC aplicadas ao controle de fumaça

O Controle de Fumaça nos ambientes ocupados, a depender do tipo de atividade desenvolvida na edificação, é uma necessidade de primeira ordem para a segurança dos ocupantes e deve ser projetado e instalado emconformidade com as legislações vigentes no país.

Esse controle é um desafio diretamente relacionado ao Setor de HVAC, sendo que as soluções possíveis não são óbvias e nem únicas, e exigem talento e criatividade por parte dos projetistas e instaladores, além da aplicação de tecnologias que permitem programar esse controle de modo mais inteligente e flexível, as quais têm sido cada vez mais aperfeiçoadas, por empresas como a TROX, empresa parceira da SMACNA Brasil.

Os projetos e instalações relacionados devemlevar em conta as múltiplas possibilidades de ocupação e produção / atividades conduzidas nos espaços e os riscos envolvidos. Além disso, é necessário considerar que em edificações já existentes, o projeto / instalação deve considerar as limitações de possíveis soluções, impostas pela própria edificação.

As disciplinas de Exaustão e Renovação de Ar para controle de fumaça podem ser aplicadas de formas múltiplas, e se baseiam em geral na geração de diferenciais de pressão, onde é injetado ar externo seguro em bolsões de pressão positiva, para que a fumaça não adentre nos espaços ocupados ou previstos de segurança, ou até mesmo auxiliando na condução da fumaça para fora da edificação ou para os pontos de exaustão mecânica, por exemplo ilustradas no Handbook Applications da ASHRAE:

A parametrização correta do Sistema de HVAC é fundamental para o controle correto. Além disso,para melhorar o desempenho e ter mais possibilidades de controle e flexibilidade, é importante a instalação de componentes de inteligência, que possibilitam a automação para controle e variaçãoda performance dos equipamentos a depender das condições de ocupação e demais demandas relacionadas.

O controle de fumaça é uma demanda crescente, tanto pelas necessidades relacionadas aos usos / operações / produções conduzidas nos espaços, quantopelas normas e vistorias por parte do Corpo de Bombeiros. Além do objetivo de proteger e salvarvidas, o controle adequado também protege a edificação e traz confiabilidade operacional. Há um aumento nos últimos anos da consciência sobre a necessidade de preservara saúde e segurança no local de trabalho e isso também estimula aos gestores de faciliteis a buscarem e investirem em soluções de segurança.

A SMACNA tem um Guia específico para instalação de componentes de Sistema HVAC para controle de fogo, fumaça e radiação térmica, Fire, Smoke and Radiation Damper Installation Guide for HVAC, pode ser acessado em https://www.smacna.org/store/product/fire-smoke-and-radiation-damper-installation-guide-for-hvac.

A TROX é líder mundial no desenvolvimento de produtos e soluções aplicadas para o controle de fumaça e fogo.

Referência Bibliográfica:

TROX Life Magazine, n° 15. 2018.

ASHRAE Handbook Applications. 2015.

SMACNA Fire, Smoke and Radiation Damper Installation Guide for HVAC. 2002.

Autor: Eng. Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa

Contribuição Técnica:TROX