Soluções em ar condicionado para museus e preservação de acervo

Em museus, um dos maiores desafios é a preservação adequada de seus acervos (obras de arte, documentos, indumentárias, filmes, livros, fotos, entre outros), já que com a ação do tempo esses itens tendem à degradação. Considerando que a preservação de patrimônio cultural e histórico é fundamental, a disciplina de Ar Condicionado é extremamente relevante, pois pode promover com segurança  o controle de temperatura, umidade e a renovação de ar adequadospara o prolongamento  da vida útil destes artefatos .

A vida útil de um acervo único no mundo pode depender da estabilidade e robustez do sistema de climatização, porém o consumo de energia depende de como o sistema irá proporcionar os  controles de temperatura, umidade e renovação de ar necessários, além dos procedimentos e protocolos de preservação existentes, podendo ampliar ou reduzir o impacto dos riscos associados.

A temperatura e umidade podem interferir especialmente nas seguintes ações:

  • A temperatura eleva aumenta as taxas de degradação do acervo;
  • Cada tipo de material possui um nível específico de teor de umidade relacionada com a máxima estabilidade química, física ou biológica;
  • Níveis elevados de umidade relativa aceleram o desenvolvimentode mofos, fungos e bactérias;
  • Variações de temperatura e umidade relativa são altamente indesejadas.

Assim, é fundamental ter profissionais especializados para aelaboração de Projetos, Instalações e Manutenção destes sistemas de climatização; Embora estejam disponíveis muitos guias e recomendações, as soluções normalmente são muito especificas, dadas as características de cada local e acervo, fazendo com que as decisões para a climatização sejam adotadas em cada caso, especialmente considerando a determinação de faixas de temperatura e umidade relativa de controle, considerando a operabilidade e também o custo de aquisição e eficiência energética do sistema a ser utilizado.

A estabilidade das condições é tão importante que normalmente são implementados equipamentos reserva e acionamento com geradores para garantia do beneficiamento ininterrupto 24 horas por dia. A falha crítica do controle de temperatura e umidade por algumas horas por ano pode reduzir drasticamente a vida útil doacervo. Assim, deverá ser realizada manutenção preventiva periódica com qualidade para evitar a degradação dos sistemas de controle de temperatura e umidade.

Empresas parceiras da SMACNA estão sempre disponíveis para encontrar as melhores soluções para cada um de seus clientes e parceiros, adotando as melhores práticas de Engenharia e seguindo as diretrizes ABNT, ANVISA, ASHRAE, SMACNA e demais Organizações de referência para o setor.

Autor: Eng. Ariel Gandelman

Revisão Técnica: Felipe Raats Daud e João Carlos Correa