TAB (Testes, Ajustes e Balanceamento)

O TAB (Testes, Ajustes e Balanceamento) é uma etapa fundamental para a entrega de obras de qualidade.  Deve ser conduzido por empresas terceiras que não a Instaladora, sendo um processo de verificação, balanceamento e ajustes do sistema instalado como um todo, visando que a obra atenda as expectativas e performance de projeto.

Importante destacar que o TAB difere do Comissionamento, compreendendo exclusivamente as vazões de ar e água e pressões relacionadas ao Sistema de HVAC instalado, testando, ajustando e operando o balanceamento para que estejamem conformidade com o projeto e instruções de fábrica dos equipamentos instalados.

 A empresa que conduz o Comissionamento pode ou não conduzir o TAB, desde que disponha de profissionais devidamente capacitados e instrumentos necessários. Em geral são contratados profissionais terceiros para conduzir a etapa de TAB, uma vez que são requeridos conhecimentos específicos.

Em instalações já existentes, o TAB também deve ser conduzido, especialmente quando há alterações na edificação, seja no Sistema de HVAC ou mudanças físicas de layout, por exemplo, construção de uma nova parede, etc., nesses casos o TAB deve ser operado, visando garantir a eficiência da operação e conforto térmico.

As principais ações que fazem parte do processo de TAB são:

1. Balanceamento dos sistemas de distribuição de ar e água;

2. Ajustes nos Sistemas instalados para atender as demandas de projeto;

4. Testes de desempenho de todos os equipamentos instalados;

6. Ajustes para evitarruídose vibrações excessivas;

7. Estanqueidade dos sistemas de distribuição de dutos e tubulações;

8. Quantidade e balanceamento de fluidos refrigerantes empregados.

Todos esses procedimentos têm por objetivo garantir que a obra seja entregue com qualidade e segurança de operação, e em conformidade com o projeto.

O processo correto e eficiente de TAB prevê um planejamento adequado e deve ser conduzido por pessoas devidamente qualificadas, utilizando instrumentos calibrados conformes as normas previstas. São feitos registros de dados, resultados e imagens, que devem ser armazenados e ordenados em formato de relatório, compondo um material de registro e histórico da obra.

Ainda, como o TAB pressupõe uma análise total de testes, ajustes e balanceamento, o Sistema deve ser avaliado como um todo de forma concomitante, ou seja, quando aplicável, o Air Side (parte de Ar da obra) e Water Side (parte de Água da obra) devem ser avaliados em conjunto.

 Destaca-se que o TAB é uma segurança da qualidade da obra tanto para o cliente final, quanto para a Instaladora, que consegue ilustrar com dados a eficiência da instalação e eficiência do sistema. Além disso, fica como registro para a futura empresa mantenedora, servindo como uma das fontes para estabelecimento do PMOC (Plano de Manutenção e Correção) e de com quais parâmetros o sistema deve sempre operar.

No site SMACNA Brasil, na aba “Normas e Especificações”, encontra-se o link para adquirir o Standard HVAC Systems Testing, Adjusting & Balancing, principal referência internacional para as atividades de TAB (https://smacna.org.br/normas-e-especificacoes).