Tecnologia de purificação do ar

Na semana passada, falamos sobre os mecanismos de filtragem do ar em filtros mecânicos. Neles, a eficiência de filtragem varia em função das características do meio filtrante, como o tipo, tamanho, espaçamento e densidade das fibras. Quanto maior o grau de filtragem, mais o sistema será exigido, ou seja, filtros de alta eficiência exigem sistemas robustos e mais difícil é sua adaptação em sistemas existentes em função das elevadas perdas de carga impostas pelos novos meios filtrantes.

Quando falamos em qualidade e renovação de ar em ambientes fechados, além da filtragem, considerando as principais diretrizes quanto à redução do risco de contaminação pelo ar, o aumento da proporção de ar externo nos sistemas de ar condicionado é sempre a mais importante. Porém nem todos os sistemas comportam trabalhar com mais ar externo, seja por limitações construtivas, ou por reduções drásticas no conforto térmico, eficiência energética ou prejudicar o processo ao qual o sistema atende.

Sendo assim outras tecnologias têm vindo à tona para suprir esta demanda, com o objetivo de manter o ar interno em qualidade aceitável. São as tecnologias de purificação do ar.

Diversas tecnologias estão disponíveis no mercado, e cada uma delas atua na purificação de ar de maneira diferente. As mais conhecidas são:

  • Lâmpadas UV-C (UVGI) – Têm por objetivo inativar microrganismos a partir da  irradiação  de ondas Ultravioletas no comprimento de onda de 256 nm;
  • Photo Catálise (PCO) e Peróxido de Hidrogênio – Utiliza o princípio da oxidação para gerar íons OH- no fluxo do ar no duto que destroem as paredes das células dos microrganismos;
  • Ionizadores – Geram íons no ar por meio de corrente elétrica. Os íons se ligam às partículas de poeira e microrganismos facilitando a sedimentação;

É importante destacar que a eficácia, os benefícios e riscos para a saúde das tecnologias de purificação de ar ainda estão sendo estudados, portanto, a aplicação destas tecnologias nos sistemas deve ser feito envolvendo fabricantes e profissionais qualificados no assunto.

Fontes:

ASHRAE Position DocumentonFiltrationand Air Cleaning. 2018.