Tendências da AHR Expo – Las Vegas 2022

A AHR Expo é um evento global da indústria de HVAC, promovida pela ASHRAE e AHRI, que ocorre no período de inverno no Hemisfério Norte desde 1930. É uma oportunidade única para encontro entre diferentes profissionais (instaladores, projetistas, manufatores, estudantes, acadêmicos, entre outros), sendo um dos principais acontecimentos anuais do Setor.

Em 2022, a AHR Expo ocorreu no final de janeiro, após dois anos em função da Pandemia do Covid-19, na cidade de Las Vegas. O evento, além de ser um importante reflexo e preditor para o setor, aponta também as tendências para os próximos anos, inclusive divulgando um “Relatório de Tendências” (Trend Report), sendo as cinco temáticas principais destacadas e seus subtemas:

  • O Futuro é Limpo: descarbonização; eletrificação, fluídos de baixo GWP, atualização das normas e diretrizes vigentes;
  • É preciso aumentar nossa força de trabalho: atrair talentos de diversas origens, oferecer oportunidades atraentes de crescimento na carreira, repensar o valor do funcionário, investimentos em profissionais;
  • A pandemia mudou o mundo e a indústria: clientes mais conscientes sobre a qualidade do ar interno, o desejo de QAI (qualidade do ar interior) veio para ficar, sistemas HVAC contribuem edificações saudáveis;
  • A cadeia de suprimentos: ampliação do fornecimento, a necessidade de maior conexão da cadeia de suprimentos, fabricantes, distribuidores, fornecedores, instaladores, técnicos – a indústria como um todo deve ser criativo na resolução de problemas;
  • A indústria é mais forte quando trabalhamos juntos: criação de oportunidades de compartilhamento de experiências e comunicação entre toda a cadeia de , suprimentos, fortalecer a compreensão das metas e métodos para maximizar a eficiência e desempenho dos equipamentos e sistemas, aprender com todas as áreas de especialização.

Em consonância com as tendências apontadas pela organização do evento, a Revista Buildings, importante publicação estrangeira voltada para o setor de facilities e demais profissionais com atuação relacionada a edificações, apontou três temas de destaque na feira comercial:

  • O estímulo para gases refrigerantes de baixo GWP: Vários fabricantes introduziram refrigerantes de baixo GWP, sendo uma resposta à necessidade de redução progressiva do uso de gases refrigerantes compostos por hidrofluorcarbono (HFC), que contribuem para o aquecimento global.
  • Moratórias sobre uso de gás e petróleo: com a aplicação de multas ou taxas para os consumidores, os sistemas de aquecimento do tipo forno a gás e a óleo estão diminuindo em várias cidades e estados americanos. Uma substituição possível é uma bomba de calor de alto desempenho. Alguns modelos também podem aquecer água quente sanitária, tornando-os uma solução sólida. Os consumidores parecem estar satisfeitos com a existência de soluções mais sustentáveis no mercado, mas também exigem economia de custos por meio de maior eficiência.
  • A demanda por ar mais limpo em ambientes fechados: O COVID-19 impulsionou a atenção para a qualidade do ar interno. As pessoas querem cada vez mais saber o que estão respirando – e isso abrange todos os aspectos da qualidade do ar, não apenas o risco de transmissão de vírus.

A SMACNA está sempre atenta para as principais tendências do Setor de HVAC, com profissionais devidamente capacitados e que contribuem para o desenvolvimento do mercado.

Para acessar o Relatório completo da AHR Expo 2022, clique aqui.