Transmissão de Corona Vírus pelo ar

Nesta segunda-feira (06 de julho) uma carta aberta assinada por 239 cientistas de 32 países foi endereçada à comunidade médica internacional e à OMS, alertandosobre a transmissão do novo Corona Vírus pelo ar.

As principais instituições de referência¹ do setor de Ar Condicionado já haviam alertado sobre a transmissão do vírus pelo ar e divulgaram diretrizes relacionadas aos sistemas de ar condicionado. De maneira geral, a ventilação contínua do ambiente, com troca natural de ar, ou com sistema de renovação de ar mecânico, é a forma mais importante de prevenção de contaminação pelo ar.

A seguir um compilado das principais diretrizes das organizações de referência do setor visando evitar a propagação do vírus pelo ar, considerando o uso correto dos equipamentos e a limpeza e manutenção:

A ocupação de ambientes por usuários só deve ocorrer quando há ventilação natural (através de portas e janelas que possibilitem o fluxo cruzado do ar) ou quando dispõem de ventilação mecânica adequada.

Neste momento, o conforto térmico e a eficiência energética são secundários. O objetivo é utilizar, quando possível, os sistemas existentes como ferramentas para a renovação do ar, por exemplo: ajustar a renovação do ar externo em maior vazão possível; Os sistemas de exaustão, como os de banheiros, e os de renovação de ar e ventilação devem estar operando, se possível, 24 h/7.

Sistemas de ar condicionado operando em ambientes sem renovação ou filtragem ampliam o risco de contágio entre os ocupantes. Por exemplo, equipamentos de ar condicionado do tipo split não promovem a renovação de ar ou filtragem e devem ter seu uso evitado (exceto quando utilizados em ambientes que possuem sistemas de renovação de ar eficiente).

Já está comprovado que filtros classificação F7 ou superior instalados no retorno de ar dos equipamentos de ar condicionado são eficientes no combate a propagação do vírus pelo ar. Nem todos os sistemas comportam essa adequação, além disso, pode ser necessário aumentar a periodicidade de trocas de filtros para reduzir os efeitos do aumento de perda de carga relacionada.

A periodicidade de limpeza e manutenção preventiva dos equipamentos deve ser aumentada. A maneira correta e mais eficaz de se obter um sistema que opere com menores riscos de contaminação é manter atualizado o Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC do Ar Condicionado.

Sendo assim, é fundamental a contratação de empresa qualificada de manutenção do sistema de climatização para assessorar sobre as ações necessárias a serem tomadas.

¹ Referências:

ASHRAE POSITION DOCUMENT ON INFECTIOUS AEROSOLS, April 14, 2020.

NOTA TÉCNICA Nº3/2020/SEI/CIPAF/GIMTV/GGPAF/DIRE5/ANVISA

NOTA TÉCNICA Nº 34/2020/SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA

PROTOCOLOS PARA USO DOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS DEAR CONDICIONADOPÓS-QUARENTENA, Rev.01-Junho/2020. ABRAVA.

REHVA COVID-19 GUIDANCE DOCUMENT, April 3, 2020

RENABRAVA 08 – JUNHO/2019. Uso de Produtos Químicos em Sistemasde AVAC-R. ABRAVA

RENABRAVA 09 – ABRIL/2020. RENOVAÇÃO DE AR EM SISTEMAS DE AVAC-RPARA REDUZIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO DE PESSOAS COM O VÍRUSSARS-CoV-2